USE A ILUMINAÇÃO A SEU FAVOR! - Brandani Decore
;

01-03-2019

USE A ILUMINAÇÃO A SEU FAVOR!

USE A ILUMINAÇÃO A SEU FAVOR!

Quem não quer um ambiente aconchegante e convidativo? A iluminação interfere diretamente na maneira como vemos e sentimos o espaço. Cores e texturas devem ser pensadas junto com a luz e seus efeitos. Através da luminotécnica é possível ampliar ou reduzir a sensação de tamanho de um cômodo, valorizar peças decorativas, gerar a sensação de conforto ou até mesmo direcionar circulações.

fernanda-marques-projeto-groenlandia-imag7

É preciso pensar no projeto luminotécnico logo no início da reforma ou construção. Isso facilita a execução e ainda evita gastos excessivos.

projeto-eretz-fernanda-marques-arquiteta-7

Pensar o projeto junto com a arquitetura aumenta a eficiência e a economia graças ao uso adequado de produtos, evita trabalhos desnecessários e gastos excedentes #ficaadica 😉

vista-bar-paula-neder

O momento ideal para começar a pensar na iluminação é logo depois de definir a dimensão de cada ambiente e o layout da casa.

fernanda-marques-arquiteta-projeto-lx-10

A iluminação e o layout têm uma relação direta e importante, por isso é fundamental saber o que se quer de cada cômodo enquanto se cria o projeto.

taline02

Não existe uma regra geral. Mas é importante lembrar que a iluminação deve ser de acordo com as sensações que você quer despertar no espaço :)

Projeto-Oskar-Fernanda-Marques-Arquiteta-im03

Quer saber mais? Vem dar uma espiadinha nas nossas inspirações e ver como o efeito da iluminação influencia diretamente no espaço 😉

A arquiteta Roberta Banqueri optou pelo pendente Heracleum, da Moooi. Por ter lâmpadas de LED, a peça ilumina o ambiente sem emissão de calor. “Se fossem dicroicas, a sensação térmica seria muito maior”, afirma Roberta (Foto: Rômulo Fialdini/Divulgação)

Luz direta

projeto-eretz-fernanda-marques-arquiteta-1

É a luz que incide diretamente sobre o objeto iluminado. Há dois tipos de luz direta: se a luz iluminar o objeto diretamente a partir da fonte será uma luz dura; mas se passar por um filtro, como um tecido, será uma luz suave.

fernanda-marques-projeto-groenlandia-imag5

Luz indireta

IMG_0565

A luz é jogada em um plano e este a reflete para o ambiente de maneira indireta e sem ofuscamento.

fernanda-marques-arquiteta-projeto-lx-1

Luz embutida em sanca de gesso é jogada indiretamente para o ambiente.

projeto-eretz-fernanda-marques-arquiteta-3

Luz dirigida

5 - Fatima Brandani - 002

O foco de luz incide predominantemente em uma determinada direção, sobre uma mesa de trabalho, um quadro, ou objeto qualquer.

EW3A6328

Para obter este efeito utilizam-se refletores ou lâmpadas refletoras para dirigir o foco de luz.

DSC_4649

Utilizando esta técnica, em projetos luminotécnicos criteriosos, os possíveis inconvenientes como ofuscamento, sombras marcadas e diferenças significantes de níveis de iluminância, podem ser eliminados.

casa-kids-ambientes-criancas-casa-cor_10

Wall Washing ou banho de luz

Resultado de imagem para wall washing

Este efeito é obtido através da fixação de spots direcionáveis ou embutidos no teto e/ou de luminárias de piso embutidas, que focalizam uma extensão de parede.

EW3A6144

As lâmpadas “lavam” a parede com a luz, permitindo valorizar detalhes arquitetônicos, destacando volumes, cores e texturas.

Fernanda+Marques+Arquiteta+-+Projeto+Saint+Paul+-02

Downlight

47581676_2014197262212778_2847618417687896365_n

Através do efeito downlight iluminamos de cima para baixo. Busca-se ocultar a fonte luminosa evitando o ofuscamento das pessoas focalizando a luz e aumentando o rendimento luminoso.

47_SK5A7442_baixa

As luminárias são específicas de embutir no forro e possuem diversos formatos.

Projeto-Oskar-Fernanda-Marques-Arquiteta-im07

Através de várias luminárias é possível compor um ambiente diferenciado e único.

62_SK5A7542_baixa

O objetivo deste efeito é valorizar uma superfície ou mesmo um objeto e gerar uma sensação de introspecção.

adega-climatizada-climatizacao-art-des-caves-residencial-linha1-3

Up Light

Para criar o efeito de iluminação “uplight” devemos iluminar de baixo para cima, o que eleva o espírito e gera uma sensação de sublimação.

decoracao-cozinha-gourmet-industrial-e-ilha-com-horta-casacorsp2017-148340-proportional-height_cover_medium

É o efeito criado ao se iluminar elementos verticais como árvores e arbustos, estátuas e colunas de prédios. Quanto mais próximo estiver o projetor, mais luz rasante se obterá.

_MG_2125_baixa

A sala de estar pede uma iluminação mais suave, pontuando mesas de centro e laterais, mas sem deixar a circulação muito escura.

fernanda-marques-projeto-tavarua-5

Pode-se usar uma automação ou um dimmer para controlar a intensidade da luz e apostar na iluminação indireta com o uso de abajures e luminárias de piso.

fernanda-marques-projeto-groenlandia-imag6

Uma dica é nunca colocar pontos em cima do sofá, de poltronas ou pufes, pois pode incomodar as pessoas que sentarem logo abaixo daquele foco de luz.

_MG_2092_baixa

As luminárias de piso podem criar efeitos interessantíssimos no ambiente.

Resultado de imagem para iluminação cozinha

Na cozinha a iluminação tem de ser geral, eficiente e bem clara. É comum optar por luz branca, que é intensa. Uma dica importante é iluminar bem as bancadas de trabalho: para isso, pode-se acrescentar pontos de luz com foco. Outra dica é utilizar fitas de LED embaixo dos armários.

fernanda-marques-arquiteta-projeto-lx-5

Arandelas dificilmente são utilizadas como iluminação principal, mas sim como iluminação complementar decorativa.FernandaMarques.Hemisphere.22

♥ Apaixonada por este painel!! Trouxe personalidade e ousadia para a sala de refeições ♥

Fernanda+Marques+Arquiteta+-+Projeto+Saint+Paul+-10

O dimmer é um dispositivo usado para variar a intensidade da luz. Hoje em dia, é possível usá-lo em 90% das lâmpadas do mercado. Com a maleabilidade das lâmpadas, aplica-se a dimerização onde a criatividade mandar 😉

Resultado de imagem para living room

O mais comum é ter uma luz direcionável para a obra. Neste caso, é necessário cuidado para não danificar a tela com excesso de UV, por exemplo. Também considere sempre o tamanho do quadro antes de definir o tipo de luz.

Fernanda+Marques+Arquiteta+-+Projeto+Saint+Paul+-03

É comum optar por lâmpadas com temperatura de cor quente para áreas íntimas e sociais e por lâmpadas com temperatura de cor fria para áreas de trabalho e cozinha.

5201d47419cfbf1e9ebe070f4e8645a5

Destaque para quadros e objetos ♥

DSC_4666

A perfeita combinação de luz natural e artificial ♥

IMG_0082

Um luminária não serve apenas para iluminar um espaço, mas também, para lhe acrescentar personalidade e decorá-lo com o seu design!

fernanda-marques-projeto-tavarua-7

A luz, aqui, vai muito além da sua função de iluminar.

fernanda-marques-projeto-tavarua-4

Quartos pedem uma iluminação suave. Se possível, use o dimmer para controlar a intensidade. Tome cuidado para não projetar luz na cabeceira da cama.

Fernanda+Marques+Arquiteta+-+Projeto+Saint+Paul+-05

A área pede pontos indiretos, que podem ser resolvidos com o uso de abajures nos criados-mudos.

fernanda-marques-projeto-tavarua-3

O banheiro pede uma iluminação geral clara e uma luz no local onde fica o espelho.

fernanda-marques-projeto-groenlandia-imag2

A dica para esse ambiente é utilizar uma luz difusa ou indireta próxima ao espelho, para que o rosto fique iluminado de maneira uniforme e sem sombras. 

fernanda-marques-arquiteta-projeto-lx-2

Um erro comum é ter ambientes integrados que usam tonalidades diferentes. Se a cozinha se integra a outro ambiente, por exemplo, como a sala de jantar, o ideal é utilizar a mesma temperatura de cor em ambos.

Fernanda+Marques+Arquiteta+-+Projeto+Saint+Paul+-07

Um nicho emoldurado com luz embutida toma o lugar do tradicional painel de TV com muito estilo 😉Imagem2

As escadas são uma das áreas que devem estar claramente iluminadas para evitar acidentes. Para esse ambiente exterior, pode-se aplicar uma iluminação de teto e pequenas arandelas ou spots embutidos. Eles adicionam beleza ao visual e garantem uma iluminação eficiente.

 Imagem1

pequenos detalhes que modificam toda a atmosfera ♥

fernanda-marques-projeto-groenlandia-imag8

O objetivo de uma boa iluminação de área externa é sempre criar um clima. Luzes mais baixas deixam um ambiente intimista, por exemplo.

Resultado de imagem para iluminação areas externas

As luzes externas devem cumprir sua função fundamental – iluminar um ambiente – mas ainda estilizar e incrementar a decoração de jardins, corredores, garagens e fachadas no geral.projeto-eretz-fernanda-marques-arquiteta-8

De modo geral, prefira sempre utilizar lâmpadas de LED, ainda que sejam coloridas, por conta do custo benefício. São lâmpadas que duram mais tempo e economizam energia.

Imagem relacionada

Outra ideia bem interessante para ter uma iluminação bonita e prática é investir em sistemas automatizados, principalmente para áreas externas. Eles podem exigir um investimento maior para a instalação, mas você vai economizar muito a longo prazo na conta de energia.

Imagem relacionada

Para algumas áreas, pode utilizar sensores de movimento que só vão acender as luzes caso percebam alguma movimentação. E nos locais que deseja manter iluminados a noite toda, use um sistema de programação para acender as luzes ao anoitecer e apagar ao amanhecer.

037

Gostaram? Espero que sim!!

Beijinhos!

 

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: