Tradições e costumes - Brandani Decore
;

23-12-2015

Tradições e costumes

Tradições e costumes

A passagem de Ano Novo, no Brasil, tem nome de origem francesa, mais conhecida como Réveillon. Caracteriza o fim de um ciclo e o início de outro. Fazemos promessas, criamos metas, e enchermos o coração de esperança para começar tudo de novo. E os rituais são responsáveis por alimentar nossos sonhos e dar vida às nossas celebrações. E para que a festa corra muito bem, há quem os siga à risca… A crença em sua maioria, almeja sorte, saúde, amores, fortuna e bons fluidos.

Fogos de artifício: No mundo inteiro o Ano Novo começa entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria. A tradição é muito antiga e, dizem, que serve para espantar os maus espíritos.
53154_Papel-de-Parede-Fogos-de-Artificio--53154_1024x768

Um dos momentos mais aguardados da noite: a magia criada pelas cores, luzes e variedades de explosões.

cuidadosfogosdeartifio

Nunca se esqueça de olha sempre para o céu e fazer um pedido da hora da queima dos fogos.

medo

Mas fique atento! O perigo dos fogos de artifício é indiscutível. Se manuseados de forma errada, podem causar cegueira, mutilações, entre outros danos. E a brincadeira de alguns pode se tornar a tristeza de muitos!! :(

Agora vamos aos quitutes que você deve, ou não, ter em sua ceia de réveillon!

Imagem2

Evitar consumo de aves: os supersticiosos acreditam que na noite do Ano Novo não se deve consumir galinhas ou frangos, por exemplo, pois elas ciscam para trás e isso significa atraso na vida. Aposte em carne de porco ou peixes que se movimentam sempre para frente, e acredita-se que tragam prosperidade.

frutas-secas

Frutas secas ou cristalizadas: figo, pêssego, ameixa, damasco e maçã, por exemplo, significam sorte e fartura para o próximo ano.

Para aqueles que procuram um ano-novo com muito dinheiro no bolso:

0-roma

Chupar sete sementes de romã durante a contagem regressiva antes da meia-noite, e depois embrulhar em uma folha de papel para colocar na própria carteira junto com o dinheiro. O resultado é garantido, dizem eles.

10-tipos-de-uva-para-vinhos

Se preferir pode optar pelas uvas. São doze uvas, cada uva representando um mês do ano que vem. A doçura de cada uva determina a natureza do mês – uvas doces representam bons meses, uvas Azedas representam meses difíceis. Na sua mesa de frutas, nunca esqueça da uva. Além de gostosa, ela traz vários significados!

Lentilha: diferente do que muitos pensam, a lentilha não simboliza a vinda de dinheiro, e sim fartura. Se você visa ter um ano farto e com muita comida, uma colher de lentilha na ceia de Ano Novo promete ser tiro e queda – uvas e avelãs também são consumidas para pedir fartura.

002ad367-1132x751

“Lentilha no ano novo, fartura o ano todo” 😉

brinde reveillon

Vinho Espumante (champagne): nas religiões cristãs, o vinho é considerado sabedoria e vida. E por serem feitos com uvas, acredita-se que traz sorte e prosperidade para o novo ano. E é importante lembrar de sempre consumir em taças de cristal, pois a mesma purifica as energias espirituais.

Roupa nova: Vestir uma peça de roupa que nunca tenha sido usada combina com o espírito de renovação do Ano Novo. O costume é universal e aparece em várias versões, como trocar os lençóis da cama e usar uma roupa de baixo nova.

as cores

Não importa a cor, cada uma delas traz um significado. A escolha da cor da roupa da chegada do Ano Novo pode representar o que virá pela frente.

Imagem1

Roupa branca: a tradição de usar roupa branca no Réveillon veio das tribos africanas, que usavam trajes brancos – que significa paz e purificação espiritual -, para homenagear Iemanjá na virada do ano.

bebel-gilberto-vestido-01g

No Brasil, a tradição é símbolo de paz e harmonia.

30-12-2014-18-34-38-jovens-nicole-mello-thayse-silveira-mar-praia-pular-sete-ondas-foto.-rosane-lima-29.dezembro.2014-9026

Pular sete ondas: Esse costume remete às tradições africanas, trazidas pelos escravos. O ritual homenageia Iemanjá, dona das águas salgadas. Sete é um número cabalístico, representado por Exu, filho de Iemanjá. Os sete pulos servem para que os caminhos sejam abertos. Segundo a tradição, na certeza de garantir a futura sorte, jamais dê as costas para o mar após a homenagem.

beijo-4

Beijo à meia-noite: É muito comum as pessoas se beijarem à meia-noite do Ano Novo. Isso pode ser um gesto romântico, mas é também um sinal de saudação de Ano Novo, desejando a pessoa que se está beijando um ano feliz, saudável e de sorte. Também pode significar que deseja ao seu parceiro um ano cheio de afeto e de boas relações com as pessoas.

bancos-divulgam-horario-de-atendimento-na-vespera-do-natal-e-ano-novo_bancax

Mito ou verdade, não custa nada tentar, ou pelo menos participar da brincadeira, né? 😉

10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1. Feliz 2016!!!!!!

\o/

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: