23-12-2015
Tradições e costumes

A passagem de Ano Novo, no Brasil, tem nome de origem francesa, mais conhecida como Réveillon. Caracteriza o fim de um ciclo e o início de outro. Fazemos promessas, criamos metas, e enchermos o coração de esperança para começar tudo de novo. E os rituais são responsáveis por alimentar nossos sonhos e dar vida às nossas celebrações. E para que a festa corra muito bem, há quem os siga à risca… A crença em sua maioria, almeja sorte, saúde, amores, fortuna e bons fluidos.
Fogos de artifício: No mundo inteiro o Ano Novo começa entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria. A tradição é muito antiga e, dizem, que serve para espantar os maus espíritos.
Um dos momentos mais aguardados da noite: a magia criada pelas cores, luzes e variedades de explosões.
Nunca se esqueça de olha sempre para o céu e fazer um pedido da hora da queima dos fogos.
Mas fique atento! O perigo dos fogos de artifício é indiscutível. Se manuseados de forma errada, podem causar cegueira, mutilações, entre outros danos. E a brincadeira de alguns pode se tornar a tristeza de muitos!!
Agora vamos aos quitutes que você deve, ou não, ter em sua ceia de réveillon!
Evitar consumo de aves: os supersticiosos acreditam que na noite do Ano Novo não se deve consumir galinhas ou frangos, por exemplo, pois elas ciscam para trás e isso significa atraso na vida. Aposte em carne de porco ou peixes que se movimentam sempre para frente, e acredita-se que tragam prosperidade.
Frutas secas ou cristalizadas: figo, pêssego, ameixa, damasco e maçã, por exemplo, significam sorte e fartura para o próximo ano.
Para aqueles que procuram um ano-novo com muito dinheiro no bolso:
Chupar sete sementes de romã durante a contagem regressiva antes da meia-noite, e depois embrulhar em uma folha de papel para colocar na própria carteira junto com o dinheiro. O resultado é garantido, dizem eles.
Se preferir pode optar pelas uvas. São doze uvas, cada uva representando um mês do ano que vem. A doçura de cada uva determina a natureza do mês – uvas doces representam bons meses, uvas Azedas representam meses difíceis. Na sua mesa de frutas, nunca esqueça da uva. Além de gostosa, ela traz vários significados!
Lentilha: diferente do que muitos pensam, a lentilha não simboliza a vinda de dinheiro, e sim fartura. Se você visa ter um ano farto e com muita comida, uma colher de lentilha na ceia de Ano Novo promete ser tiro e queda – uvas e avelãs também são consumidas para pedir fartura.
“Lentilha no ano novo, fartura o ano todo” 😉
Vinho Espumante (champagne): nas religiões cristãs, o vinho é considerado sabedoria e vida. E por serem feitos com uvas, acredita-se que traz sorte e prosperidade para o novo ano. E é importante lembrar de sempre consumir em taças de cristal, pois a mesma purifica as energias espirituais.
Roupa nova: Vestir uma peça de roupa que nunca tenha sido usada combina com o espírito de renovação do Ano Novo. O costume é universal e aparece em várias versões, como trocar os lençóis da cama e usar uma roupa de baixo nova.
Não importa a cor, cada uma delas traz um significado. A escolha da cor da roupa da chegada do Ano Novo pode representar o que virá pela frente.
Roupa branca: a tradição de usar roupa branca no Réveillon veio das tribos africanas, que usavam trajes brancos – que significa paz e purificação espiritual -, para homenagear Iemanjá na virada do ano.
No Brasil, a tradição é símbolo de paz e harmonia.
Pular sete ondas: Esse costume remete às tradições africanas, trazidas pelos escravos. O ritual homenageia Iemanjá, dona das águas salgadas. Sete é um número cabalístico, representado por Exu, filho de Iemanjá. Os sete pulos servem para que os caminhos sejam abertos. Segundo a tradição, na certeza de garantir a futura sorte, jamais dê as costas para o mar após a homenagem.
Beijo à meia-noite: É muito comum as pessoas se beijarem à meia-noite do Ano Novo. Isso pode ser um gesto romântico, mas é também um sinal de saudação de Ano Novo, desejando a pessoa que se está beijando um ano feliz, saudável e de sorte. Também pode significar que deseja ao seu parceiro um ano cheio de afeto e de boas relações com as pessoas.
Mito ou verdade, não custa nada tentar, ou pelo menos participar da brincadeira, né? 😉
10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1. Feliz 2016!!!!!!
\o/
Deixe seu comentário: