VOCÊ SABIA? - Brandani Decore
;

06-05-2019

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA?

Prestar uma homenagem às mães é uma tradição bastante antiga ♡ E, em grande parte do mundo, no dia 8 de maio, comemora-se o Dia das Mães. Mas o que vocês sabem sobre este dia e por que essa data foi escolhida?

Resultado de imagem para ann marie reeves jarvis

A figura materna possui um dia em sua homenagem desde a mitologia grega, onde os cidadãos tinham o costume de celebrar o dia de Reia, mãe dos deuses, com a chegada da primavera.

anna-jarvis

Mas a data como a conhecemos surgiu bastante tempo depois, nos Estados Unidos, através de Ann Marie Reeves Jarvis.

Resultado de imagem para ann marie reeves jarvis

Ann, foi uma marcante ativista do século 19, fundadora do Mothers Days Works Clubs, celebrações com o intuito de combater as más condições de saúde e saneamento que existiam em muitas áreas e que contribuíam para a alta taxa de mortalidade infantil. As brigadas de ação social forneciam remédios para os pobres, cuidavam dos doentes e providenciavam ajuda e cuidados médicos apropriados para os doentes com tuberculose.

Imagem relacionada

No início da Guerra Civil, a Sra. Jarvis reuniu quatro de seus clubes e pediu-lhes que fizessem uma promessa de que a amizade e a boa vontade não seriam uma vítima do conflito entre os estados. Em uma demonstração de compaixão, coragem e amizade, os membros desses clubes cuidaram de soldados de ambos os lados e salvaram muitas vidas.

Resultado de imagem para ann marie reeves jarvis

Ao fim da Guerra Civil Americana, em 1865, com a vitória da União, um saldo de 620 mortos e uma infinidade de feridos, organizou uma celebração chamada Mother´s Friendship Days, em que trabalhou como pacificadora, reunindo famílias que haviam sido divididas pelo conflito.

Imagem relacionada

Todo este empenho da senhora Jarvis influenciou sua filha Anna Jarvis, a idealizar o Dia das Mães. Anna, no dia 12 de maio de 1907, criou um memorial à sua mãe (falecida dois anos antes), assim como neste dia deu início à uma campanha para que o Dia das Mães fosse uma data reconhecida se possível como feriado. No Dia 8 de maio de 1914 o Congresso dos Estados Unidos aprovou a data, e o Dia das Mães, que já vinha sendo enaltecido em alguns estados, passaria a partir daí a ser comemorado em todo o país no segundo domingo do mês de maio.

vender-mais-no-dia-das-maes

No entanto, conforme a data foi se tornando comercial e se esvaziando de sentido, Anna se afastou do movimento e passou a lutar contra a comemoração.

034-1

Anna logo chateou-se com os interesses comerciais associados ao dia. Ela queria que o Dia das Mães “fosse um dia de sentimento, não de lucro“. Por volta de 1920, ela pediu que as pessoas parassem de comprar flores e outros presentes para suas mães, e ela se virou contra seus antigos apoiantes comerciais. Ela referiu-se aos floristas, fabricantes de cartões de saudação e indústria de doces, como “charlatões, bandidos, piratas, ladrões, sequestradores e cupins que colocariam suas ganâncias em um dos melhores, mais nobres e mais verdadeiros movimentos e comemorações já criados”.

Resultado de imagem para legado anna jarvis

Anna Jarvis morreu em 1948, aos 84 anos de idade, deixando seu legado e de sua mãe Ann Jarvis. No coração das tradições em torno do Dia das Mães, honrar as mães, compaixão, paz, reconciliação e ação social ♡

Resultado de imagem para dia das mães pelo mundo

Hoje, o Dia das Mães é comemorado (oficialmente e não oficialmente) em dezenas de países, embora em datas diferentes. No Brasil, a data foi oficializada em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Antes disso, desde 1918, o Dia das Mães já era comemorado pela Associação Cristã de Moços.

Resultado de imagem para dia das mães

Assim como no Brasil, nos Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Itália, Turquia, Austrália, Bélgica e Japão, a data também não é fixa: é comemorado no segundo domingo de maio.

Na Grã-Bretanha, o Domingo Materno cai no quarto domingo da Quaresma. Mas o Dia das Mães é agora observado na Inglaterra como na América do Norte, e as tradições associadas ao Domingo Mãe foram esquecidas em grande parte.

Imagem relacionada

No México, o Dia das Mães é sempre comemorado em 10 de maio. Quando o feriado cai em um dia da semana, as mães tiram o dia de folga do trabalho e as crianças ficam em casa da escola. Outros países que celebram o Dia das Mães em 10 de maio incluem Hong Kong, Índia, Malásia, Paquistão, Arábia Saudita, Cingapura e Emirados Árabes Unidos.

Resultado de imagem para Mom Rajawongse Sirikit.

Na Tailândia, a festa acontece em 12 de agosto, em homenagem à rainha Mom Rajawongse Sirikit.

Imagem relacionada

Na Coreia do Sul, a distinção de pais e mães não existe na data comemorativa… ♥ Celebra-se o dia de quem cuida ♥ Que amor!!

Imagem relacionada

Na Espanha e em Portugal, o Dia das Mães é comemorado em 8 de dezembro, que é também a Festa da Imaculada Conceição. As mães são honradas junto com a Virgem Maria, a mãe de Jesus.

Outras datas para as comemorações do Dia das Mães: Noruega – segundo domingo de fevereiro; França e Suécia – último domingo de maio; África do Sul – primeiro domingo de maio.

Resultado de imagem para antrosht festival

Na Etiópia, o Dia das Mães é comemorado junto com o fim da estação chuvosa na Etiópia, em uma data variável entre outubro e novembro. Chamada de “Antrosht”, a celebração dura de dois a três dias e é iniciada com decoração nas casas. Uma grande refeição é feita pela família, e depois disso todas as mulheres –mães e filhas– fazem uma dança em homenagem às famílias.

supermae

A brasiliense Madalena Carnaúba é a brasileira com o maior número de filhos biológicos registrados. Nascida no dia 22 de julho de 1920, Madalena teve 32 filhos durante seus 90 anos de vida. Ela faleceu em janeiro de 2011.

Resultado de imagem para Leontina Albino

Apesar de ter sido uma das mulheres mais férteis do mundo, Madalena não chegou nem perto da recordista mundial no quesito maternidade. A chilena Leontina Albino teve, de 1943 a 1981, 64 filhos (55 deles, devidamente registrados).

Resultado de imagem para Leontina Albino

Literalmente um coração de mãe, hein!! 😀 :)

Mãe-1

Comemorar é sempre bom, principalmente quando homenageamos alguém que amamos tanto como nossas mães. Por isso, o Dia das Mães é uma data tão especial. Independente do seu País de origem, de quantas mães você tem (de sangue ou de coração), ou se está longe ou perto dessa pessoa tão especial, trate-a com todo amor, respeito e carinho todos os dias do ano, com todo amor e dedicação que ela te tratou desde o dia que te conheceu… ♥ Eu tenho certeza que ela merece!!! ♥

WhatsApp Image 2019-05-03 at 10.50.18

E pra comemorar esta data tão especial, preparamos um sorteio SUPER ESPECIAL para nossas mamães 🍀😍🙏… Pra participar é bem fácil, acesse nossa página no Instagran e siga o passo a passo com as regrinhas pra vocês concorrerem… Os prêmios são um mimo ♥ 

  • 3 Almofadas 45X45
  • 1 Metro de Tecido tramado Algodão
  • 1 Livro de Receitas (Massas)
  • 1 Livro Casas do Brasil (Fatima Brandani )
  • 1 Caixa personalizada

poesia-para-dia-maes

Gostaram? Então corre lá pra participar!! Um feliz dia das mães com muito afeto pra todos nós!!

😘😘

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: