SEM TABU: SOLUÇÕES INTELIGENTES! - Brandani Decore
;

03-08-2018

SEM TABU: SOLUÇÕES INTELIGENTES!

SEM TABU: SOLUÇÕES INTELIGENTES!

Ar condicionado se tornou um item indispensável quando o assunto é construção e ambientação!! Afinal nosso clima é bastante instável e quente :( Mas apesar de ser um item primordial nos nossos lares e trabalhos, uma duvida sempre é recorrente: como diminuir o impacto visual do aparelho de ar condicionado na minha decoração? Como não deixar que ele roube a cena ou seja um tremendo elefante branco estragando toda a beleza do meu ambiente? Pensando nisso, viemos aqui pra socorrer vocês e mostrar que o aparelho de ar condicionado não precisa ser um vilão, desde que você saiba como driblar ou aliar o útil ao agradável 😉 Então vem dar uma espiadinha, vem!! Resultado de imagem para luminaire pour table ronde

Assumir a estética do ar-condicionado é a melhor maneira de conseguir lidar com sua presença na decoração do ambiente. A princípio camuflá-lo em uma parede branca seria uma das dicas mais práticas e simples já que um modelo de aparelho branco pouco se destacará na composição. Se sua casa conta com paredes com pintura coloridas, texturizadas, com papel de parede ou outro tipo de decoração tente não instalar o ar-condicionado nelas, dê preferência para uma parede branca para criar esse efeito camuflagem.

ar condicionado arquitrecos via historias de casa 03

Um aspecto importante a considerar antes de instalar um aparelho do tipo split é que, em prédios  antigos, é quase impossível fugir da obra de pré-instalação para embutir os dutos e os fios.

Conserto-de-Ar-Condicionado-Porto-Alegre-Zona-Norte

Quer ousar na composição do ambiente e ainda por cima utilizar o ar-condicionado como elemento decorativo? Invista em um aparelho colorido e incorpore-o no contexto da sua decoração. Algumas marcas já oferecem aparelhos nas cores preta, cinza, vermelha e ainda existe a possibilidade de envelopar o aparelho, assim como já fazemos com as geladeiras, e dar a ele a cor que você preferir.

4e5e6cb419d62cfb8dcfa3288f41455d

Sorte a nossa que soluções de marcenaria ou em gesso ajudam a camuflar os canos quando a quebradeira se tornar inviável 😉 Ufaaa!!

engrossar-as-vigas-do-apartamento-foi-a-maneira-encontrada-pela-arquiteta-gisele-taranto-para-comportar-o-ar-condicionado-sem-comprometer-a-leveza-da-decoracao-1517403990574_v2_956x500

As construções novas já contam com a instalações de dutos e ponto de eletricidade prontos.

ar condicionado arquitrecos via Marília Veiga Interiores

Porém, quando for escolher a localização do aparelho evite colocar sobre equipamentos elétricos ou eletrônicos (como a TV por exemplo), pois podem ocorrer eventuais vazamentos em caso de defeito. Se esta locação for inevitável, uma solução simples é instalar uma prateleira entre os aparelhos 😉

6 - Split Oculto

Dica valiosíssima: a unidade evaporadora do ar condicionado split não deva apresentar pinga-pinga ou vazamento de água, isso pode vir a acontecer, seja por causa de um entupimento do dreno, seja por falta de limpeza do filtro, ou outros defeitos. Geralmente esses problemas são causados por falta de manutenção, por isso, caso vá embutir seu split em uma marcenaria, fique super atento à limpeza e higienização da máquina. Afinal, madeira e água não foram feitas para dividir o mesmo espaço.

aaf9d3b18f28319e1edefac0b1422ea7

A marcenaria pode ser sua melhor amiga!!

post ar-condicionado - 07

Dentro de nichos se encaixa perfeitamente ao projeto!

ar condicionado (8)

Mas não se esqueça de prever aberturas ou portas para realizar as manutenções e limpezas periódicas no aparelho.ar-condicionado-escondido-1

Uma opção interessante é, inclusive, eliminar a base da marcenaria, e deixar a parte de baixo do ar condicionado completamente livre.

8486d618b47b069a32756e9946a16f5c

Os móveis sob medida são a melhor saída para driblar os dilemas do ar-condicionado.

ar-condicionado-na-decoração-12

Quando se tem em mente o local exato onde o split deve ser instalado, o jeito é contornar a situação literalmente, criando um cantinho especial para ele na estante de marcenaria e escondendo a tubulação atrás dela.

sala-com-estante-branca-com-espaco-exclusivo-para-ar-condicionado-sofa-branco-e-parede-de-tijolinhos-741manualarcondicionadocj700_decopat_250_nova_6127

A estante com nichos abriga o aparelho de ar condicionado como parte da decór, que aliado ao efeito simétrico, passa quase despercebido.

AR_6

Acima do bar, a porta fecha quando é necessário esconder o aparelho e abre para que os moradores possam usá-lo nos dias quentes. Marcenaria inteligente é tudo de bom ♥ ! Se você não usa o aparelho com tanta frequencia esta é uma ótima opção de camuflagem 😉

Amei esse painel de TV!!

cj696e_195_1

Quer ainda mais discrição? Acrescente portas de madeira ripadas.

5570cb48a20a79f043ac7afc73b9328a

Pensar em um local dentro dos seus móveis para o ar-condicionado é uma sacada muito interessante.

Resultado de imagem para living room

Mas atenção!! Elas não devem obstruir a passagem de ar, por isso as réguas precisam ter cerca de 1 cm de largura com 2 cm de espaço livre entre elas.

ar condicionado arquitrecos via casa vogue 01

Mas cuidado!! Esta medida pode comprometer a eficiência do equipamento e aumentar o gasto de energia elétrica :( Então use-a com cautela e em casos onde seja indispensável esconder a unidade evaporadora :)

86e26176023d39a8b301ffedb0a8a2ca

A grande vantagem, é que a presença do split passa praticamente despercebida aos nossos olhares!!

post ar-condicionado - 06

Que tal camuflar junto ao depurador/coifa? Outro visual, não?

AR_7

Para disfarçar o ar condicionado instalado na suíte, este projeto aposta no truque do espelho: o contraste entre o branco do equipamento e o prateado da superfície espelhada é baixo e o aparelho praticamente se dilui no reflexo da parede à frente 😀 Interessante, não?

AR 2

Personalizado com pintura na cor da parede, o aparelho de ar climatiza o interior da casa sem desviar os olhares da beleza do décor.

ar condicionado arquitrecos via historias de casa 01

Nada de contraste!!

13-manutencao-e-espaco-ideal-para-o-ar-condicionado-em-casa

Quer instalar o split em uma parede escura? Então escolha um modelo simples e de cor parecida…

78988f056d4c73c53354db861394225e

Uma outra opção são os aparelhos prateados.

66ff26b748d7e933ac8704c749b497eb

Já em espaços de base clara, o ideal é optar pelos tradicionais splits brancos, que criam uma unidade visual com o entorno e não se destacam.

ar-condicionado

Outra tática é escolher o local ideal para inserir o aparelho!! Enganar o olhar é sempre uma boa estratégia 😉

09

Escolha lugares de pouco destaque para instalar o ar-condicionado: nos cantos das paredes, acima dos vãos das portas ou escondido atrás de um elemento estrutural, como uma viga.

Resultado de imagem para ar condicionado acima da cortina

Dessa forma, você desvia a atenção e o olhar passa a se preocupar apenas com os detalhes mais importantes do ambiente, como as cores, texturas e estampas.

Resultado de imagem para pillar in middle living room

Aproveite os elementos estruturais! Neste projeto, a viga que atravessa o living ganha aplicação de um espelho, camuflando completamente a instalação do ar no canto inferior do ambiente ♥

Resultado de imagem para ar condicionado no teto

Também temos split cassete, modelo feito para ser instalado no teto!

living-sala-poltrona-sofa-tapete-mesa-de-centro-tv-televisao

Mas lembre-se! Este modelo necessita de forro de gesso para ser instalado.

Resultado de imagem para ar condicionado no teto

Funcionam muito bem em ambientes amplos 😉

05-manutencao-e-espaco-ideal-para-o-ar-condicionado-em-casa

Além destes modelos, outra opção é utilizar a instalação central de ar condicionado. Este sistema exige área própria – que depende do tamanho do imóvel – para o alojamento do maquinário. Um vão de 30 cm entre o forro e o teto pode acomodar a grelha.

06-manutencao-e-espaco-ideal-para-o-ar-condicionado-em-casa

São super discretos, clean e elegantes !

26-decoracao-sala-estar-parede-pintura-split-ar-condicionado-camuflado

Se não tem como deixá-lo, junte-se a ele!

ar-condicionado-na-decoração-14-768x722

Além da cor, é possível usar um artifício visual para disfarçar o aparelho na parede com outros elementos da mesma largura. A uniformidade da largura dos objetos, do piso até o teto, forma uma espécie de mural virtual naquela superfície, deixando a aparência daquele canto mais uniforme e integrando o ar à composição.

MG_7199-1718x2500

Se você é daqueles que não tem medo de ousar, o jeito é assumir o aparelho como parte da decoração!

marcio_campos_-_paim_22

Instalados simetricamente acima de quadros, móveis e até mesmo como parte da composição estética.

ar condicionado arquitrecos via historias de casa 02

Aqui ele foi instalado no meio da composição de quadros de forma harmônica.

E cá entre nós, gosto não se discute. Fato! Mas em um aspecto todos nós concordamos: não é esteticamente interessante deixar a unidade externa do ar condicionado na varanda ou do lado de fora de casa. Mas nem por isso é preciso se desesperar ou desistir da ideia de ter sua casa sempre fresquinha: existem várias soluções para esconder o ar-condicionado e deixar esse aparelho muitas vezes indispensável mais discreto na decoração da área externa.

70b4ae0663c296a0c63de9dc94a8b9b1

E o que fazer com as máquinas condensadoras? Afinal, esse equipamento é indispensável para o funcionamento do ar-condicionado, pois é ali que a magia acontece: ele leva o ar frio para dentro e retira o ar quente 😀

aparador-para-esconder-ar-condicionado-na-varanda

Por isso, elas precisam ser instaladas em áreas externas, que para muitos significa perder espaço precioso na varanda.

biombo

Mas calma!! Nem tudo está perdido! Um painel ou treliça como este pode trazer privacidade e também esconder a condensadora da sua varanda ♥

SONY DSC

Usando a mesma técnica da marcenaria ripada, crie um aparador especial para escondê-la sem prejudicar o seu funcionamento, podendo servir também como apoio para objetos decorativos.1513193728987

Um detalhe importante a se observar, é que a unidade externa do ar condicionado, enquanto em funcionamento, libera um ar extremamente quente (troca de calor), o que torna praticamente impossível ficar junto dela… Por isso, procure evitar criar bancos ou floreiras fixas bem em frente à saída de ar 😉

16-manutencao-e-espaco-ideal-para-o-ar-condicionado-em-casa

Se ainda assim seu desejo for implantar uma floreira, opte por floreiras móveis, que possam ser retiradas enquanto o aparelho estiver ligado, e tenha em mente que, nesse período, o banco é melhor que o banco não seja usado, ok?!

AR_5

Você notaria que o móvel ao fundo esconde uma condensadora? Super bacana essa ideia, não?

Acabamento em ferro.

Que tal? O acabamento em ferro é moderno e mais discreto em relação à madeira… Amei ♥ !!

Parede de madeira.

Invista na continuidade do material escolhido por toda a extensão da parede. Assim, a condensadora chamará menos atenção 😉

04_MVG_bem_splitt1

Pequenos espaços, grandes idéias!! Nesta proposta, quando o ar estiver em uso, é importante que as portas estejam abertas, para bom funcionamento das máquinas 😉

AR 1

Olha que solução linda para varandas climatizadas!! O aparelho pode ficou disfarçado pelos vasos de samambaia e peperômia, apoiados no nicho com hastes de ferro banhado de cobre!! Apaixonada!

images

Vale lembrar que eles nunca devem ficar escondidos atrás de cortinas, porque dessa forma você compromete o funcionamento do aparelho e sua vida útil diminui bastante! 

Imagem relacionada

Posicione-o acima ou ao lado do cortineiro 😉

AR_3

Moderno e despojado, este projeto encontra uma solução interessante para acomodar o aparelho de ar. Embutido entre os armários suspensos, ele fica centralizado na sala ao mesmo tempo em que passa praticamente despercebido ♥ Amei!

Imagem relacionada

Na suíte, o melhor lugar para instalação do ar é acima da cabeceira. Opções como estas são super bem vindas :)

608bd2db42b1a4d7fdef2bad0f89ff79

São muitas opções para garantir que o ar condicionado não vire uma pedra no sapato na hora de decorar, não?

Gostaram? Espero que sim!!

Beijinhos :)

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: