PARA ESCALAR, ORGANIZAR E ENCANTAR!! - Brandani Decore
;

07-04-2017

PARA ESCALAR, ORGANIZAR E ENCANTAR!!

PARA ESCALAR, ORGANIZAR E ENCANTAR!!

Quem pretende comprar, ou mora em um apartamento sabe: os ambientes estão cada vez mais compactos e, para ter um local agradável de se viver, funcional e bem organizado, é necessário aproveitar todos os metros quadrados disponíveis e possíveis!! Um dos espaços mais desvalorizados é embaixo da escada. Talvez porque ninguém veja ele como uma área útil. Mas na verdade, é 😉 Nele, é possível criar diversos espaços e uma infinidade de funções!!

Esses espaços devem ser reaproveitados principalmente em residências que possuem poucos metros quadrados. Ali, podemos instalar ali vários tipos de móveis, como armários, estantes, prateleiras, nichos, adega, bar, home office, espaço para leitura, espaço kids, jardins, entre outros… Qualquer canto embaixo da escada pode ser aproveitado, desde os menores, com poucos metros quadrados e pouca altura, até os espaços embaixo das escadas com apenas um lance, e mais retas, que oferecem uma grande área para dar a finalidade pretendida. É importante apenas lembrar que, cada tipo de escada vai oferecer uma possibilidade, desde aquelas que oferecem pequenos espaços embaixo dela, até as escadas menos angulosas que possibilitam um melhor aproveitamento do local.

Existe uma infinidade de ideias criativas que você pode usar para aproveitar o espaço embaixo da escada. Tudo depende da sua necessidade, espaço disponível e claro, o modelo de escada que você tem ou planeja executar!

balanço6_blog_da_arquitetura

Aqui temos um exemplo com várias possibilidades em uma única proposta:

  • Um balanço suspenso e apoiado em um degrau da própria escada;
  • uma bancada de trabalho;
  • em móvel baixo, com gaveteiro, que serve como apoio para objetos e porta retratos;
  • além de ainda ter uma escada escultural com essa vista exuberante!!

579259_10150946071851522_269557616521_12058366_309164056_n

Se sua intenção é organizar e guardar, mas não esconder totalmente os itens, que tal usá-los como parte da decór?

estantes

Bem sutil, um depósito com porta quase invisível foi colocado abaixo da escada, e à frente, prateleiras decoram e alegram o ambiente!!

espaco-embaixo-escada-12

Ter plantas em casa ajuda a deixá-la mais fresca e alegre. E, se você não tem espaço para criar um jardim, aproveite o vão da escada! 😉 Neste caso, apenas fique atento para alguns detalhes que poderão interferir no crescimento e desenvolvimento das espécies, como luz natural, sistema de drenagem e irrigação. Mas, para quem tem escada em um local menos arejado, há a possibilidade de instalar vasos e ter um jardim mais prático, conforme sugere a arquiteta.

escada-balanço-modelos-revestimentos-acabamentos-modernos-decor-salteado-5

Espelhos d’água também são super bem vindos!!

imagem-1315

Se você não tem quer se poupar destes trabalhos e dos cuidados com cultivo das plantas, que tal um jardim seco, com pedras e cascalhos?

imagem-3015

Outra opção é fazer uma pequena cascata abaixo da escada. O barulho da água é relaxante e a proposta visualmente é linda!

imagem-4118

O bar ou adega é comumente inserido debaixo da escada!

garrafeira-debaixo-das-escadasa

É possível organizar as bebidas, bem como taças, copos e talheres, entre outros utensílios de grande valia para aquelas pessoas que gostam de receber amigos em casa. Além disso, transformar esse espaço em um bar cria um novo e agradável ponto de interesse à residência.

imagem-205

Para os admiradores de vinho, a opção de instalar uma adega embaixo da escada é super interessante!!

WhatsApp Image 2017-04-07 at 10.53.12

Detalhe de um projeto lindo de nosso escritório, compondo a escada com uma adega/bar super elegante!!

Imagem1

Normalmente, lofts e apartamentos tem o espaço da lavanderia bem reduzido… Esta é uma ótima opção para garantir roupas limpas sem comprometer área útil do lar 😉

imagem-3100

Dependendo da altura de sua escada, você pode instalar fogão, geladeira e muitas prateleiras embaixo de sua escada. Elementos como o fogão ou cooktop podem ficar em outra parte do ambiente, evitando que o cheiro de fritura não chegue ao andar de cima.

espaco-embaixo-escada-41

Feche uma parte da escada e dê preferência a materiais, como o cimento, para evitar que o cheiro ultrapasse a parede.

espaco-embaixo-escada-5

Por ser um banheiro pequeno, sem chuveiro e que não precisa ser espaçoso, o lavabo cabe perfeitamente embaixo de escadas com áreas razoáveis.

frenchbydesign

As crianças merecem um ambiente especial e só delas dentro de casa e, se não há um cômodo sobrando para isso, o espaço embaixo da escada é o local ideal. Uma idéia é brincar com a imaginação delas e criar espaços lúdicos…

Imagem-510

Não sabe onde colocar a caminha, brinquedinhos e pertences do seu pet? Olha aí a solução!!

01-bicicletas-na-decoracao

Ideia perfeita para um colecionador!! Maravilhosa, não?

cv332_fala_se_decoracao_escadas_11

Escada com ares de galeria

cv332_fala_se_decoracao_escadas_06

O degrau da escada recebe destaque com aplicação de outro tom de mármore, se estende até a cozinha, e faz as vezes de bancada de apoio e refeições. Perfeito!!

tito-ficarelli-casa-5

Uma escada além de escultural auxilia na organização e decoração do ambiente!!

Guardar, guardar e guardar! O que fazer com a árvore de natal quando ela não estiver montada? Com o ventilador no inverno? Se você necessita tirar, literalmente, do seu campo de visão tudo que não está em uso durante certos períodos do ano, uma ótima solução é criar armários e até pequenos depósitos embaixo das escadas!! É um espaço compacto e perfeito para aproveitar 😉

02-armario-criativo-escada

Opções para organizar suas peças é o que não falta. Além de poder colocar armários e estantes, você também pode utilizar o espaço embaixo da escada para instalar gavetas. É uma ótima forma de deixar seus pertences setorizados e guardados ao mesmo tempo.

15-armario-estilo-industrial

Dá pra abrigar ali a rouparia da casa e facilitar muito o dia-a-dia da família!

12-despensa-criativa

Praticamente camuflado, estes armários dão cor ao ambiente graças à escolha do tom da madeira…Imagemlindo

Apaixonada por esta louçaria embutida na escadaria!!

4f1f4be5e02006f2522d143afbfbd502

Porque não fazer um escritório para a sua residência utilizando a área embaixo da escada? Aproveite o espaço mais alto para colocar a mesa e a cadeira e o espaço mais baixo da escada para os arquivos, gaveteiro, frigobar, nichos. Por se trabalhar sentado, não há problema em relação à altura da escada.

imagem-3616

Bancada dupla 😉 super estilosa!

espaco-embaixo-escada-42

Neste caso, a melhor opção é a escada reta de um lance só, pois assim você tem mais espaço para criar o seu home office!

imagem-1916

Um home office compacto, organizado e que pode ser ocultado por uma porta de correr quando não estiver em uso 😉

escada-estante-livro-02

Outra boa opção para se fazer embaixo da escada é criar uma estante para livros. Tanto em escadas maiores e mais retas quanto em escadas mais cheias de curvas. d95a8f2c1581e0b37582e15621bacc89

Uma ideia é aproveitar os próprios degraus da escada para criar as prateleiras.

imagem-4512

Além de abrigar os livros, esse cantinho também pode ser usado para colocar uma poltrona bem confortável e um tapete aconchegante. Aliado à uma boa luz, pode virar o lugar ideal para suas leituras.

Understairs Seating

Com os livros ao alcance das mãoes, o espaço embaixo da escada é ideal para aqueles que amam ler 😉

imagem-3816

E claro, pode-se também estender essas prateleiras e estantes em outras paredes e criar uma pequena biblioteca particular!! A poltrona vermelha ficou toda no ambiente… Amei!!

assimeugosto-estante-embaixo-da-escada

A bancada de trabalho e estante de livros transformam a lateral da escada em um home office pra ninguém botar defeito 😀

cantisano040215b

Se sua escada não tem uma altura suficiente, não tem problema!! A bancada pode ser mais solta no ambiente e a prateleira de livros pode estar localizada na parte mais baixa da escada!!

Wood Storage Under The Stairs

O vão da escada abriga um nicho com aparelhagem de som, TV à cabo e internet, além de ter efeito decorativo com as toras de madeira da lareira

imagem-2316

Uma sapateira embutida!! Super funcional 😉

imagem-1016

Amei esta ideia, que serve tanto para guardar objetos em desuso ou pouco utilizados, quanto colocar acessórios do dia a dia, próximo ao hall de entrada, como se fosse uma “chapelaria”

espaco-embaixo-escada-31

Já estamos habituados a ver painéis de TV inseridos debaixo das escadas, mas não só a TV pode ocupar este espaço! O sofá também é muito bem vindo!! Como nele as pessoas ficam ou sentadas ou deitadas, há altura suficiente embaixo da escada para acomodá-las.

cv332_fala_se_decoracao_escadas_10

Você também pode colocar poltronas e um tapete, para deixar o ambiente perfeito para a sua sala.

casaejardimsala8

Tralha é algo que não falta em todas as casas. Porta-retrato, álbum de fotos, vasos, CDs, DVDs e etc, tudo isso, juntamente com uma estante, pode criar um ambiente interessante embaixo da escada. A ideia é usar da criatividade para fazer uma estante cheia de tralha, mas organizada para criar uma decoração e um local para armazenar esses itens que, muitas vezes, ficam jogados pela casa. 5_mini

Você também pode aproveitar os vãos da escada para criar as prateleiras de sua estante.

0012

Super interessante esta estante com rodízios que se desloca, revelando mais prateleiras e nichos ao fundo!! Não dá mais pra reclamar de falta de espaço, certo? (rs)  Dá pra usar a criatividade e criar peças com designer bem divertido e que vão garantir uma boa organização!!

IMG_6013

Mais um cantinho lindo decorando a escada, dando um toque todo especial, e ocultando um pequeno depósito abaixo da escada. Projeto realizado pelo nosso escritório para casa de uma cliente especial :) !

Espero que tenham gostado… Beijinhos :)

 

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: