O PERIGO MORA AO LADO! - Brandani Decore
;

11-10-2018

O PERIGO MORA AO LADO!

O PERIGO MORA AO LADO!

O dia das crianças está chegando e nada melhor do que programar um dia mega especial para os pequenos, não é? Seja uma festinha em casa, no condomínio, na pracinha ou na escolinha, o importante é fazer a alegria da criançada!! Para estas fofuras todo dia é dia de festa, mas devemos ficar atentos a alguns cuidados para garantir que a brincadeira não termine com graves acidentes domésticos, já que as crianças têm por extinto explorar tudo que vêem pela frente.

woman-with-children-on-bed_1153-2941

É super importante e faz parte do aprendizado 😉 Mas essa curiosidade pode ser preocupante e até desgastante para os papais, que precisam ter atenção redobrada para alguns perigos, principalmente dentro de casa. Afinal, quem tem filhos já passou por alguma situação em que um segundo de distração quase virou um acidente :( A boa notícia é que com alguns cuidados simples podemos livrar os pequenos de situações bem perigosas.

riscos-para-bebes

Então resolvemos deixar algumas dicas importantes e que valem nossa atenção, para os papais, vovós, vovôs, titios e titias de plantão garantir boas risadas, brincadeiras e com muita segurança 😀 Vem ver!!

meu-filho-levou-choque

Ligado no 220W!! Esse é um “clássico”. Muitas tomadas ficam em locais baixos, bem na altura das crianças quando começam a engatinhar.

super1

Existem protetores que tampam as tomadas impedindo que os bebês enfiem os dedinhos nos furos evitando choques elétricos.

Protetor-de-Tomada

Existem os modelos mais discretos e quase imperceptíveis. E outros mais divertidos e coloridos!

Protetor-de-tomada-divertido-e1485441321107

Um jeito fofo de camuflar as tomadas de sua casa, porta de casinha de rato com trava ♥

Brinquedoteca- da

Essa dica não gera perigo, mas gera diversão sem dor de cabeça 😉 Se suas paredes vivem rabiscadas, uma maneira de driblar o problema e estimular a criatividade dos pequenos é investir em uma parede lousa.

contemporary-kids

Além das paredes, você pode usar a criatividade e usar nos móveis e portas também… Tintas próprias causam esse efeito que certamente irá fascinar seu filho e proporcionar horas de diversão.

Brinquedoteca-5-1

As tintas magnéticas são uma boa alternativa para transformar paredes inteiras ou parte delas em verdadeiros quadros de avisos e superfícies divertidas em quartos infantis, para brincar com ímas de figuras, letras ou números, tudo sem furos ou marcas de adesivos :)

happy family  funny kids are preparing the dough, bake cookies in the kitchen

Apesar de ser uma delícia cozinhar com os pequenos e vê-los pegar gosto pelos alimentos, nunca deixe seu filho sozinho na cozinha…

Imagem relacionada

Crianças são sempre curiosas, querem pegar e experimentar tudo o que está ao seu alcance. Essa experiência é normal e essencial para o desenvolvimento delas, porém, nem sempre é seguro. Um dos lugares da casa que mais apresenta perigo é a cozinha, principalmente a área do fogão.

Protetor-de-Fogao-2

No mercado existem vários equipamentos de segurança, como este protetor de fogão. Consiste basicamente em um vidro ou tela fixado nas bordas do fogão, dessa maneira as crianças encostam as mãozinhas no vidro, ao invés de encostar nas panelas ou na boca do fogão.

Imagem relacionada

Evite deixar as crianças na cozinha quando estiver usando o forno, já que todo o fogão fica aquecido;

Imagem relacionada

Ao cozinhar, procure utilizar as bocas da parte de trás. As panelas devem estar com os cabos sempre posicionados para dentro do fogão, e NUNCA para fora!!

Resultado de imagem para assadeira quente acidente

Ao retirar pratos quentes do forno, não deixe os recipientes em cima do fogão.

Guarde facas e objetos cortantes em locais pouco acessíveis. Guarde bem os fósforos, pois as crianças não têm medo do fogo e certas brincadeiras podem provocar incêndios.

Imagem relacionada
Torradeiras, bules, garrafas térmicas e outros equipamentos devem ser mantidos fora do alcance das crianças, principalmente se estiverem cheios com líquido quente;

Imagem relacionada

Existe uma grade, tipo um portão, que pode ser fixadas nas portas e impedem a entrada dos pequenos, essa é uma ótima opção para se ter na porta da cozinha.

image-30

E também nos acessos às escadas 😉

preparacao_4855b312bde6ca116ea3e58d6715587d95d70439

O segundo cômodo mais perigoso da casa: O BANHEIRO!! Dentre nossos “vilões” temos o Vaso Sanitário.

Resultado de imagem

Deixe sempre a tampa do vaso abaixada, pois as crianças podem se apoiar e cair de cabeça dentro do vaso, causando afogamento. Existe uma trava de segurança que impede a abertura das tampas.

image20-1024x768

A barra de segurança para chuveiros e banheiras é uma opção super bacana para prevenir quedas na hora do banho.

Para evitar escorregões em banheiros e banheiras, os adesivos antiderrapantes _ esse em formato de pata são super fofos – são uma ótima opção e ainda resistem à água, ao óleo e ao calor.

Os protetores para quina são desenvolvidos em formatos e tamanhos diferentes. Fornecidos em embalagens com quatro unidades, estão disponíveis em PVC transparente e em borracha com fita dupla-face para melhor fixação.

Móveis-com-cantos-arredondados-e1485440365759

Cantos arredondados nos móveis ajudam a garantir a segurança de seu filho e a evitar uma série de machucados, principalmente quando começam a dar os primeiros passinhos.

telas de proteção de janelas sacadas e portas

Quem tem criança em casa, tem que ter grades ou redes de proteção nas janelas e varandas.

rincones-descanso-junto-a-ventana-03

Móveis (inclusive cama e sofá) devem ser sempre mantidos longe de janelas e cortinas, nunca embaixo. Eles podem ser usados para escalar. Uma opção linda, mas pra uma casa com crianças, definitivamente, não funciona!!

Imagem relacionada

As crianças pequenas costumam também tentar subir e escalar móveis e prateleiras.

image

É importante estar atento para que os móveis estejam seguros e firmes no chão ou na parede, evitando uma queda ou até mesmo que a mobília caia em cima da criança.

image27

Para evitar este tipo de acidente, coloque em alguns móveis passíveis de tombamento um “bracket”, conforme o modelo acima. Para a instalação, são necessários parafusos que você adquire junto com o produto.

Os pequenos adoram subir em qualquer coisa.

Imagem relacionada

Qualquer coisa mesmoooo…

A dica da rede vale também para quem tem escadas em casa, pois é possível fixar redes de proteção nos vãos.

Reprodução/Healthdirect

Objetos pequenos como brinquedos, botões e moedas podem causar sufocação.

9-exemplos-de-prateleiras-que-podem-ser-customizadas-como-você-desejar

Eles devem ser guardados em prateleiras ou armários altos, caixas e/ou locais fechados.

Resultado de imagem para objetos pequenos guardados longe das crianças

Alguns objetos, aos quais nem sempre damos atenção, podem causar acidentes perigosos. Por isso, você deve deixá-los fora do alcance das crianças.

Lavanderia-organizada-com-prateleiras-e-caixas-organizadoras

Uma alternativa é armazenar sacolas e sacos plásticos, toalhas, baldes e objetos pequenos em prateleiras altas. Lembrando, é claro, de deixar bem longe também os bancos e escadas.

Resultado de imagem para crianças e remedios

Por conta das embalagens coloridas e em vários formatos, remédios e outros produtos químicos costumam despertar o interesse das crianças.

Imagem relacionada

Por isso, é muito perigoso deixá-los ao seu alcance, já que elas podem ingeri-los e sofrer intoxicações e alergias.

Imagem relacionada

O mais recomendado é que você guarde produtos de beleza, remédios, materiais de limpeza e outros químicos, no geral, em locais altos, onde os pequenos não conseguem acessar.Resultado de imagem para remedios e produtos longe do alcance das crianças

Se isso não for possível, armazene-os em compartimentos que podem ser trancados.

Resultado de imagem para ferro de passar roupas e crianças

Na área de serviço, nunca deixe o ferro ligado com o fio desenrolado e ao alcance das crianças. Além da alta temperatura, é perigoso pelo seu peso e pela ligação à eletricidade;
Evite o uso de tábuas de passar roupa que possam ser puxadas para baixo. O acidente é geralmente muito grave!

Não deixe baldes e bacias com água no chão. Crianças podem facilmente se afogar em poucos centímetros d’água. Mantenha-os sempre vazios e grade-os virados para baixo, longe do alcance das crianças. 

Risk of domestic accident

Bom, é inevitável o interesse delas em abrir as portas e as gavetas, mas, para manter sua tranquilidade e ficar longe desse problema, aposte nas travas. Elas são fáceis de instalar, e os pequenos não conseguem manuseá-las. Quanto às portas, vale também a dica de não deixar as chaves nelas 😉

Os trava-gavetas internos ou externos, evitam dos bebês prenderem os dedinhos nas gavetas ou retirem objetos que podem ser engolidos. Dentro dessa mesma ideia, funcionam as travas multiuso disponíveis em quatro tipos: as ajustáveis, as pequenas, as flexíveis e as grandes. Podem ser usadas em armários, fornos microondas, vasos sanitários, gavetas, entre outros.

travas-armarios

Gavetas, portas de armários e portas dos cômodos são mestres em prender os dedinhos das crianças. E, em relação às portas, além do risco de machucar a mão, há também a possibilidade de a criança ficar presa em algum cômodo ou dentro de algum armário.

b01ac887-cd9c-4c11-b8a8-4c31135f3620-1

Nunca deixe a criança sozinha perto de uma piscina, mesmo que esta seja própria para ela.

E esteja sempre atento às brincadeiras das crianças na água.

Resultado de imagem para criança com boias de braço
Coloque boias de braço (certifiquem-se de que estejam bem cheias) ou coletes do tipo salva-vidas às crianças que não sabem nadar, mesmo quando elas estão a brincar ao pé da piscina. Se escorregarem e caírem para dentro da água estarão mais protegidas.

DSC02512
Se há piscina em casa, coloque uma vedação ou tela de proteção à volta, de forma a impedir que a criança tenha acesso à água.

capa-para-piscina-01-980x551

As capas e telas são super resistentes e evitam acidentes graves quando a piscina não está sendo utilizada.

Resultado de imagem para crianças e caixas de brinquedos

Compre sempre brinquedos indicados para a faixa etária da criança e, que de preferência, tenham o selo do Inmetro. Organize os de forma que a própria criança aprenda a guardá-lo e manuseá-lo quando quiser.

Resultado de imagem para criança pequena com brinquedo na boca

Crianças pequenas tendem a colocar tudo na boca, por isso os brinquedos com peças soltas ou muito pequenos não são adequados.

image-2

Os cordões das persianas podem representar um sério risco de estrangulamento não apenas para crianças bem pequenas, como também para as maiores. Assim, é super importante que haja um cuidado com os cordões das persianas, evitando acidentes :(

Reprodução/Shutterstock

Sacos plásticos: Podem causar sufocamento. A maioria das embalagens já vem com um aviso informando sobre o perigo.

Resultado de imagem para bebe saindo do berço

Bebês e crianças menores podem estar sujeitos a inúmeras quedas. Uma delas é no próprio berço, caso não haja uma grade de segurança, por exemplo.

5 bebe escalando

Além disso, é importante sempre orientar as crianças maiores sobre os perigos: subir num local muito alto pode ser divertido, mas também perigoso. O ideal é sempre dar as orientações sobre os riscos que cada atividade pode oferecer.

bebe-achou-a-gaveta-de-fralda-adivinha-o-que-aconteceu

Quedas são normais e ocorrerão muitas vezes, mas podendo evitar as mais perigosas você garante um ambiente mais seguro para seu pequeno.

post23

Crianças são curiosas e não têm noção de perigo. Por isso, papais não tiram férias…

dicas-seguranca-crianca-casa

Gostaram? Espero que sim!! E se você tem mais alguma dica, compartilhe conosco ♥ Beijinhos e aproveite para curtir juntinho com seus pequenos o dia das crianças com muita alegria e segurança 😉 !!

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: