Desejo do dia: CASA CONTAINER! - Brandani Decore
;

09-12-2016

Desejo do dia: CASA CONTAINER!

Desejo do dia: CASA CONTAINER!
Inventado na década de 30 por Malcolm McLean, o container foi projetado para facilitar a vida dos transportadores de carga. A ideia foi tão bem recebida que até hoje ele é utilizado no comercio internacional. 😉 😀 Uma belezinha, não?! Mas (…), após não ter mais uso “comercial/industrial”, o que fazer com este material que posteriormente era descartado pelos portos? Uma “solução”, bastante viável por sinal, foi utilizar na construção civil, criando casas containers!! E tcharan… não é que a ideia deu super certo e este tipo de construção está cada vez mais comuns em países da Europa, e ganhando espaço em diversas regiões no mundo !?
imagem-4
 
Pra quem não conhece, as casas containers tem estilo, são modernas e super versáteis, e além de tudo prezam pela sustentabilidade ;)!image00032
 
Essas belezinhas apresentam vantagens que possibilita sua aplicação em uma variedade de projetos, por ser considerada uma construção ecológica, já que reutiliza um material já existente, que estaria poluindo e degradando o meio ambiente, reduzindo emissão de gases do efeito estufa. Aspectos positivos:
  • Construção sólida, aceita o empilhamento de até 12 containers;
  • Resistentes à ação do clima;
  • Fácil transporte (uso de guindastes);
  • Construção rápida e obra mais limpa (já q vc nao há construção de parede, laje, não tem tempo de cura de concreto etc);
  • Economia de recursos naturais (como areia, cimento, pedra etc);
  • Baixo valor construtivo se deixado sem acabamento externo no container;
  • Reutilização (já q é um material descartavel para a industria nautica e q ficaria mais de 100 anos jogado jogado no ambiente apenas poluindo);
  • Flexibilidade (pode ser desmontado e remontado);
  • já que o interior é modulado, permite o conserto de diversos problemas hidráulicos e elétricos com maior facilidade;
  • Muitas vezes não requer serviços de fundação e/ou terraplanagem.
imagem-33

A construção de casas container é realizada procurando manter suas formas metálicas com chapas onduladas e as vigas de aço, o que reduz os custos construtivos. Claro que isto não impede o uso de outros materiais para acabamentos externos como:

  • Placas cimentícias;
  • CDM;
  • Placas de madeira;
  • Estruturas de aço;
  • Vidro;

imagem-31

Além de ecológicas, possuem propostas com características mais modernas, minimalistas e luxuosas, tudo dependendo do gosto do proprietário 😉

image00030

3 pavimentos distribuídos em um jogo de volumes e até um ambiente de estar em balanço.

imagem-24

Opção para um terreno estreito

casa-container-da-carla-dadazio-1

A modulação dos ambientes e volumes da edificação é realizada conforme dimensão dos containers de 6 metros e 12 metros, criando assim várias possibilidades para uma bela fachada!!

image0029

Uma casa super moderna no campo

imagem-6

…ou na floresta!!

image0028

Acabamento em PVC

imagem-1

Uma casa container no estilo cubo ♡

image0026

Casa container também pode ser minimalista!! 😉

imagem-3

Casa feita com container com sistema de painéis na fachada de vidro ♡ Encantada!!

image003

A casa apresenta uma elevação feita em detalhes de pedra, onde estão localizados a garagem e uma entrada social, na parte superior fica toda a estrutura em container revestida em madeira e com ampla abertura em vidro.

casa-container-media-containersa-12-1

Pilotis e rampas de acesso para trabalhar o desnível do terreno.

image0025

Os detalhes em madeira enriqueceram ainda mais essa construção!!

image008

Apaixonada!!! Esta casa apresenta um agradável apelo estético, com portas de correr de vidro em toda sua fachada frontal e um grande terraço com área de lazer para receber os amigos.

image005

Revestida em estrutura em aço, na parte inferior foi utilizada chapas sem tratamento que tornaram a ferrugem uma bela apresentação estética e na superior foi aplicada revestimento na cor preta, dando um contraste elegante.

honomobo-comprando-sua-casa-container-pela-internet-5

Muito amorzinho este jardim com deck!!

adam-kalkin-old-lady-house-6

Perfeitamente encaixados ♡

imagem-41

Acessos independentes podem criar interessantes formas de habitar 😉

image007

O elemento visual desta casa foi realizado em forma de cruz, fazendo uma volumetria cativante. O revestimento do piso inferior foi realizada com CDM e o superior com colocação de placas cimentícias que foram pintadas em diversos tons de verde. A cobertura possui teto verde.

image0023

O designer desta casa faz até a gente esquecer que é feita qual a matéria prima

image010-696x463

Compactas ♡

container-compacta

O uso do container com revestimentos em madeira apresenta uma grande valorização estética da casa. Criar novas formas com outros materiais, como neste modelo onde foi utilizado uma cobertura inclinada e um volume para uma caixa d’água, eliminando a visualização quadrada das casas container, também são estratégias para ampliar as possibilidades projetuais 😉 !

casa-de-container-na-cidade

Olhando rapidamente para esta fachada, nem mesmo parece ser feita com containers!

image0035

Uma área coberta é feita com a própria estrutura do container em balanço 😉 As cores deixam o projeto ainda mais jovial ♡

casa-container-hibrida-containersa-35

Sou suspeita pra opinar porque eu amo grafitte!! Além de lindo é uma ótima opção para substituir revestimentos e ainda assim deixar a fachada super original !!imagem-15

Comprar as peças já coloridas ou pintá-las em cores diferentes também tem um efeito muito bacana!

imagem-34

Aposte no verde!! Criar jardins de inverno são ótimas formas para iluminar e refrescar os ambientes…

casa-container-pequena-containersa-27-1

O teto verde é uma das formas que pode amenizar o calor, já que com a incidência muito grande sol o ambiente pode ficar aquecido, e ainda contriBuir para o isolamento acústico!

casa-container-hibrida-containersa-30

Containers, tijolos de demolição, pedras brutas e madeira. Composição mais que perfeita!! Detalhe para as janelas, onde a vista mais parece um quadro pintado, de tão belo !

shipping-container-house-00-800x531

Casa em desnível com pilotis

imagem-44

Jogo de volumes e uma linda sacada ?! Porque não? 😉

imagem-36

Mais uma opção para fugir do conceito de “caixa”!! A inserção do telhado de duas águas e complemento de alvenaria deu nova forma à esta residencia.

imagem-35

Uma casa térrea com direito a piscina e um lindo deck e amplas aberturas em vidro ♥ !!

imagem-8

A distribuição interna destes “imóveis” pode te surpreender!!

casa-container-pequena-containersa-30-1

O revestimento interno das casas de container merece uma atenção especial, pois o aço apresenta baixo conforto térmico e acústico, assim um revestimento com lã de rocha reduz ruídos e temperatura na edificação. Para adquirir um container pode-se optar por um novo que o custo é muito elevado, ou usado que pode ser comprado nos portos com preços que variam entre R$ 3.500,00 reais para 6 metros e 4.600,00 para de 12 metros, vale lembrar que os containers já possuem tratamento antiferrugem por ser utilizados para transporte marítimo.

casa-container-hibrida-containersa-14

São espaços tão bem planejados que lembra até um pequeno apartamento!!

casa-container-1-640x480

Hotel fazenda…

imagem-32

Conjuntos habitacionais ♥ !!

imagem-42

Amei a idéia!! E ficou super charmoso!!

starbucks-recycled-shipping-containers1

♥ A idéia também é super bem vinda para áreas comerciais ♥

boxpark-shoreditch-4

Os Shopping centers sempre procuram atrair o maior número possível de pessoas, usando para isso formas e desenhos diferentes e inovadores. O “Boxpark” em Shoreditch, centro comercial de Londres é uma dessas propostas!! Totalmente feita de contêineres de mercadorias.

boxpark-shoreditch-3

Este pequeno centro comercial se apresenta de forma amigável ao pedestre, sendo conveniente, no nível da rua/calçada e é embalado com algumas das lojas mais populares no mundo.

imagem-28

Porém apresenta algumas desvantagens também:

  • conforme já citado, precisa de isolamento térmico e acústico;
  • mão de obra especializada para aplicacao das esquadrias, recortes, desmontagens e montagens;
  • guindaste para transportar, empilhar e ajeitar o contêiner no terreno;
  • os conteiners carregam materiais contaminantes, então caso a escolha seja por comprar um usado, tomar cuidado com possíveis vestígios deixados por materiais que já foram transportados nele, além de ferrugem, solventes e outros fatores que podem ter afetado o material.

Uma ótima alternativa para executar nossa lar-doce-lar, não? Além de tudo, é um estilo diferente e com o material é possível criar diferentes formas e maneiras de se adaptar. O planeta agradece 😉 rs

Beijinhos!!

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: