CORTINAS: O TOQUE FINAL NA DECÓR! - Brandani Decore
;

09-09-2021

CORTINAS: O TOQUE FINAL NA DECÓR!

CORTINAS: O TOQUE FINAL NA DECÓR!

PARTE I

Cortinas são capazes de fazer uma verdadeira transformação nos ambientes da sua casa. Controlar a luminosidade, auxiliar na acústica e garantir a privacidade do ambiente em casa ou no escritório são as funções básicas das cortinas. Porém seu poder na decoração é tão marcante quanto a escolha dos móveis. Sejam longas, curtas, lisas ou estampadas, as cortinas podem transformar o visual de um ambiente, do básico ao mais ousado. E, de acordo com o tipo de material, pode ter funções diferentes para manter o conforto visual dentro dos cômodos. Não importa a sua utilidade, as cortinas complementam o visual como nenhum outro elemento.

cortinas-para-a-sala-57-730x487

O primeiro passo, é pré-definir como iremos instalar a cortina no ambiente. Para casas alugadas ou com a decoração já finalizada, o varão é a solução mais indicada. Porém, o cortineiro embutido no rebaixamento de gesso, na sanca ou escondido em uma moldura no teto confere um acabamento mais sofisticado ao ambiente.Ou seja, é um vão entre a parede e o forro, onde ficam escondidos o varão ou trilho das cortinas, e podem ser classificados em 3 tipos de cortineiros, que seriam eles:

  1. Cortineiro sobreposto;
  2. Cortineiro embutido;
  3. Cortineiro iluminado.

CORES E AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PARA 2021 - Cortinas Bh | Persianas Bh

Todavia, para ter cortineiros na decoração, é importante ter o gesso instalado, e claro, definir durante as obras essa preferência.

Cortineiro de gesso: modelos, medidas e 30 ideias incríveis

Os modelos de cortineiros embutidos são ideais para forros mais rebaixados…

Cortineiro de Gesso: +70 Modelos Lindos para Decorar sua Casa

Enquanto que o sobreposto, é indicado para aqueles que não são tão rebaixados. ♥ Iluminá-los é um charme à parte ♥ !

Tipos de Cortinas: Veja 50 Fotos com Exemplos Práticos

O varão é a opção mais simples de instalar a cortina e combiná-la com qualquer decoração, além de garantir praticidade na hora de retirá-la, seja para limpá-la ou substituí-la por outro modelo. Já as ponteiras, além de dar o toque final à composição, garantem que o tecido não saia do varão.

Tipos de cortinas para sua casa | Só Projetos Blog

Caso opte por utilizar o varão, quanto à altura, é importante que o varão seja instalado em média 20 cm acima da porta ou janela. Caso a diferença entre a janela e o teto seja de até 30 cm, explore todo o comprimento da parede. Para garantir elegância e alongamento do pé-direito, deixe uma sobra de até 4 cm na barra.

Já falamos da altura, mas como calcular a medida certa da cortina em largura? Fácil também… Para acertar na escolha, é fundamental saber a medida exata da janela para determinar a quantidade certa de tecido para cada modelo de cortina. Para quem optar por modelos prontos, o cálculo é simples: some 30 cm à medida da largura da janela e multiplique o total por 2 caso o tecido seja encorpado (linho, algodão, shantung) ou por 3, se for leve (voil, seda).

Cortineiro de Gesso: Acesse e Veja 60 Modelos de Decoração! | Decoração da  sala, Decoração sala apartamento, Decoração quarto casal pequeno

Exemplo: 3.00m (janela) + 15cm (lateral direita) + 15cm (lateral esquerda) = 3.30m x 2 = 6.60m de tecido. É recomendado deixar esses 15 centímetros de sobra para cada lado da janela para evitar claridade indesejada, ações do vento ou comprometimento estético da cortina.Como Usar Cortineiro de Gesso

O segundo passo é definir qual o objetivo da cortina para o espaço escolhido. Garantir a privacidade, controlar a luminosidade e ruídos externos ou somente decorar o espaço. A escolha do modelo de cortina ideal para o ambiente depende essencialmente do seu objetivo, para que você defina o tecido, tamanho e estilo. 

Mesclar diferentes tons e materiais garante uma decoração mais rica e charmosa

Portas e janelas com muita exposição do sol pedem cortinas com tecidos em tons claros. Tons escuros, mesmo agindo como um filtro para barrar a luminosidade, retém calor e aumentam a temperatura do ambiente durante o dia. Nesses casos, as melhores escolhas são cortinas em seda, linho, sarja ou até mesmo richelie – todas em tons claros :)

A persiana rolô é peça perfeita para quem deseja proteger diferentes cômodos da entrada de luz solar, e dar um toque mais íntimo e privativo aos ambientes. Ela é um elemento versátil e que se encaixa com facilidade em diferentes propostas e estilos de decoração.

Para um visual mais discreto, vale optar por um modelo com trilho embutido

Principalmente se a sua decoração já está definida ou pronta, optar por modelos de cortinas confeccionados com tecidos de cores neutras te garante mais liberdade e facilidade na hora de ambientá-las em cenários com elementos coloridos. As cortinas com cores neutras, como o off-white, branco ou bege são indicadas nesses casos, pois não entrarão em conflito com a decoração do ambiente, ficando em harmonia com qualquer estilo.

cortinas-para-a-sala-68-730x1094

Se optar por colocar cortinas em tecidos de tons mais escuros ou intensos, veja se a luz solar bate diretamente nelas. Eles costumam desbotar neste caso, portanto, verifique qual a incidência dela sobre a janela antes da instalação da cortina escolhida. Se a cortina tem a função de impedir ou inibir a entrada da luz do sol, certifique-se de que o material é próprio para esta finalidade.

Se você gosta de mudar a decoração dos ambientes de vez em quando, escolher uma cortina que combine com diferentes estilos é muito importante. Neste caso, aposte em tecidos leves para criar composições atuais e ecléticas, bastante usadas em ambientes com visual clássico, moderno ou despojado.

Tecidos leves e fluídos também são ótimos para preservar, parcialmente, a privacidade do ambiente sem perder a luminosidade externa ou a vista para uma bela paisagem.

O voil, muito usado atualmente, sem o acompanhamento do forro ou outro tecido por trás, pode dar um toque especial à decoração. Pode dar um charme incrível à decoração da sala de estar, por exemplo. Já a seda, um tecido nobre, é perfeito para uma composição clássica e requintada para qualquer local, principalmente, no quarto do casal.

Modelos de cortinas com tecidos encorpados ou estampados são mais indicados para servir de xale, pois não comprometem a composição ou causam cansaço ao longo do tempo. Esta opção funciona também na cortina decorativa, que não está necessariamente cobrindo a janela. Ela compõe a decoração em uma grande parede inutilizada.

Quando confeccionadas com tecidos mais pesados ou com sobreposições são ótimas para aquecer ambientes nas épocas mais frias do ano, como outono ou inverno.

A cortina listrada ganha destaque ao reproduzir a padronagem já existente no ambiente

É importante que ele esteja coordenando com a decoração do ambiente. Decorações rústicas pedem cortinas mais espessas e encorpadas, aceitam também tecidos com texturas discretas, mas sempre com tons neutros e naturais. Já ambientes românticos, pedem detalhes em rendas ou bordados, talvez em tons marfins, brancos e nudes. Ambientes modernos e casuais são ótimos para ousar com tecidos mais leves e despojados, nestes, talvez faça mais sentido brincar com cores e estampas geométricas. Atente-se a isso, mas leve em consideração seu gosto pessoal.

Se você optar por fazer a higienização das cortinas em casa, escolha modelos de cortinas confeccionados com tecidos 100% sintéticos. Tecidos naturais devem ser lavados somente em lavanderias especializadas.

A importância da cortina blackout em quartos e sala de estar

Se a ideia é deixar o ambiente bem escuro, em ambientes como quarto, sala de estar ou home theater, investir na cortina blackout pode ser uma boa solução para bloquear a entrada de luz externa e promover o isolamento acústico no ambiente.

Mas fique atento. É sempre bom levar em consideração a necessidade que você tem para o seu ambiente! Você precisa de privacidade? Quer bloquear a luminosidade? Quer saber quando já está dia ou nem pensar em acordar com a luz do sol no rosto? Esses são detalhes importantes.

– Para bloqueio total da luminosidade, opte por cortinas que possuem blackout como forro ou que sejam acopladas.

– Se quiser privacidade com controle da luz, mas não escuridão total, opte por cortinas pratikas com forro em tecido, ou somente pelos corta-luz em tecidos trabalhados.

– Se quer somente privacidade, as rústicas e duplex serão ótimas opções. A rústica não possui nenhum forro e a duplex possui um forro leve.

Para não esquentar muito o local onde esse modelo de cortina será usado, coloque uma tela solar de proteção contra os raios UV na janela, assim, o conforto térmico também será garantido 😉

Vamos falar sobre cortinas? - Vanessa Baierle - Interiores

Apaixonada!!!

Como escolher a cortina certa para o quarto | Saint-Gobain Brasil

E afinal, qual a altura ideal da cortina? Curta ou longa? Essa é uma dúvida muito comum, mas que com toda certeza a partir de hoje você não irá mais esquecer!

A View on Design: Splendid NSW country home

Pensando em toda a ambientação, os modelos curtos geralmente caem bem apenas em quartos infantis e juvenis, pela atmosfera descontraída, ou também para evitar acidentes com as crianças.

cortinas-para-a-sala-75-730x504

Caso o ambiente possua uma bancada ou móveis abaixo da janela, a cortina curta também é a opção mais indicada.Para deixar o seu banheiro e cozinha mais sofisticados: cortina! - Casa e  Jardim | Hunter Douglas

Evite os modelos de cortinas de tecido na janela do banheiro e cozinha, pois elas podem mofar com a umidade. Caso seja indispensável, opte sempre por persianas em PVC.Modelos de cortina para banheiro

O modelo de cortina para estes espaços pode ser do tipo persiana nas cores predominantes do ambiente.

Adicionar mais de uma opção garante um visual cheio de personalidade ao ambiente

cortinas-para-a-sala-80-730x470

Para finalizar, é importante lembrar que antes de concretizar a compra você precisa verificar se o tecido da cortina é pré-lavado ou possui uma porcentagem de encolhimento, para não reduzir seu tamanho na lavagem em casa.

A cereja do bolo, mas não menos importante!! As cortinas normalmente são escolhidas por último. Essa é a melhor opção! Quando você tem os móveis e decorações escolhidos é ainda mais fácil de tomar a decisão e de coordenar com o ambiente todo, dando o destaque que faltava para o seu ambiente 😉

cortinas-para-a-sala-67-730x486

Semana que vem trago para vocês mais diferenças sobre os tipos de instalações. Ansiosos? espero que sim!!

Beijinhos 😘😘 !!

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: