PARA ILUMINAR COM CHARME! - Brandani Decore
;

18-01-2021

PARA ILUMINAR COM CHARME!

PARA ILUMINAR COM CHARME!

A arandela é uma luminária de parede, que tem o objetivo de proporcionar aconchego, sofisticação em diversos ambientes. As arandelas são um ótimo recurso de iluminação. Num projeto luminotécnico, a presença desse item como artifício para auxiliar na iluminação de um ambiente é essencial.

Arandela externa moderna em formato curvilíneo com iluminação voltada diretamente para a parede

Funcionam como uma iluminação de apoio, mas são perfeitas para dar aquele UP no ambiente. Por isso, não é indicado iluminar um cômodo apenas com arandelas, pois provavelmente a iluminação não seria suficiente.

Quatro ambientes e 31 opções de pendentes, arandelas e luminárias |  CASA.COM.BR

Entretanto, podem ter uma atividade bastante funcional, como iluminar a marcação de escadas, corredores e portas.

Arandelas externas em vidro para espaço coberto da varanda da casa; peças em vidro também são indicadas para propagar melhor a luz

Na maior parte das vezes as arandelas emitem luz indireta num cômodo ou espaço. Ou seja, elas dependem de uma superfície paralela para refletir a iluminação.

Arandela em aço preto com lâmpada de filamento de carbono na sala de estar  | Cores de decoração para casa, Paredes criativas sala, Lâmpada filamento

A arandela com iluminação indireta é perfeita para valorizar um revestimento ou aplicação de papel de parede, por exemplo.

As arandelas externas valorizaram as “colunas verdes” da área externa da casa

Para definir o tipo de arandela perfeito para seu ambiente, é preciso avaliar as atividades que serão desempenhadas e se dependem ou não dessa iluminação. Analise o tempo de permanência no ambiente e se você deseja criar algum ponto de interesse 😉

Ralli-CA-Desing-Quarto-683x1024

Você pode encontrar uma variedade muito grande de modelos de arandelas no mercado. E, inclusive, modelos próprios para áreas externas e internas, que se diferem principalmente pelo material que reveste a lâmpada.

LumicenterIluminação para Jardim: Por onde começar?

As arandelas externas são mais resistentes a variação de temperatura e as chuvas.

MarianeBaptistaMarildaBaptista on Instagram: “Cadeiras clássicas, placas de  seda, espelho, aran… | Arandelas, Decoração de sala de apartamento, Movel  sala de jantar

As arandelas internas são mais decorativas e não devem ficar na parte externa de uma casa.

O poder das arandelas na decoração – Donatella Coser

Utilize arandelas internas para trazer um design moderno para seu ambiente. Você pode utiliza-las em banheiros, salas de estar, hall de entrada, corredores, sobre escadas…
Já para arandelas externas busque por arandelas mais resistentes, que aguentem a chuva, oscilações de temperatura, entre outros. Desta forma, você não terá prejuízos em seu projeto luminotécnico.

arandelas-andre-caricio-98987

Além dos modelos mais tradicionais, você pode encontrar arandelas com formas redondas, com desenhos infantis, clássicas, com cúpula como um abajur, com cristais como um lustre, arandelas similares a saída de emergência, com formatos e desenhos orgânicos, entre outros.

Arandelas Na Decoração e Iluminação – Interna E Externa | Decoração da sala,  Decoração sala de tv, Decoração sala apartamento

Muito cuidado ao instalar estes itens em uma sala de TV, por exemplo. É preciso ficar atento para que nenhuma arandela ilumine a tela da televisão, pois ocorrerá reflexo prejudicando a visão.

Arent-e-Pyke-Sala-3-1024x684

Também não são boas apostas como apoio para leitura. Mesmo que ao lado da cama ou de poltronas, a arandela não serve como luz de leitura. No geral a iluminação de uma arandela não é suficiente. O ideal é que a iluminação de leitura seja forte e direcionada.

arandelas-olegario-de-sa-107335

Arandelas devem ser usadas em locais onde a luz não é protagonista. Portanto, não servem em cozinhas, salas de jantar ou escritórios. Locais onde a luz precisa ressaltar aquilo que se vê ou se come.

Justine-Hugh-Jones-Quarto-4-1024x682

Mas funcionam em ambientes que precisam ser iluminados de forma leve e despretensiosa, como fachadas, corredores, banheiros, varandas e dormitórios.

Arandela externa rústica, em ferro; perceba que a iluminação é sutil e focal para o pequeno jardim

No caso de fachadas, devem ser usadas em locais de passagem, de forma a conduzir o trajeto. É importante verificar se o modelo escolhido pode tomar chuva e não estraga no tempo.

Arent-e-Pyke-Lavabo

Em banheiros e lavabos, devem ser usadas com moderação. A ideia é apenas iluminar a superfície onde fica a pia e deixar o ambiente agradável.

arandelas-no-quarto-de-casal-laura-santos-96060

A sugestão é que você combine arandelas com plafons, lustres e pendentes, criando assim um ambiente harmônico e sofisticado.

arandelas-banheiro-marchetti-bonetti-104980

Para a maioria dos casos, a altura ideal de uma arandela é entre 2,00 e 2,20 m para casas com pé-direito normal (entre 2,50 e 2,70 m). Essa regra também vale para banheiros e lavabos, onde existem espelhos.

Muros baixos também ficam perfeitos com as arandelas externas; esse modelo de ferro combina muito com áreas verdes e campo

Muros baixos também ficam perfeitos com as arandelas externas.

Justine-Hugh-Jones-Quarto-5

Em dormitórios, arandelas são usadas como luz de cabeceira e devem ser fixadas a 1,00 ou 1,10 m de altura, sobre mesas e móveis de apoio.

Luval Lighting Design - Nossos produtos e ambientes

Além da escolha dos modelos, é possível também classifica-las de acordo com a maneira que sua luz ilumina o ambiente:Luminária Clean Led Tipo Tartaruga 8W Branca - BLUMENAU-20086004 - R$34.9 |  Loja do Mecânico

Arandela de luz direta é aquela com uma luz direta, como diz o próprio nome, por serem transparentes. Como por exemplo, as arandelas do tipo tartaruga, muito usadas em áreas externas.

Arandelas externas em vidro com formato diferenciado para realçar o uso da lâmpada de filamento de carbono; o grande destaque

A arandela translúcida possui um material opaco faz o fechamento da luminária e a luz espalha-se pelo ambiente de maneira suave e confortável. Também é de luz direta.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Arandela com cúpula é semelhante a um abajur, estas arandelas possuem uma cúpula. Dependendo do estilo, podem ser usadas na decoração de espaços retrô ou de ambientes mais formais, como escritórios.

ARANDELA VERTICE 8W LED BIVOLT CORTEN

Já as arandelas Uplight jogam a luz para o alto. São perfeitas para iluminar fachadas ou criar iluminação indireta dentro de espaços internos.

Inspiração e decoração on Instagram: “Living contemporâneo, destaque para a  parede de tijolinho com iluminação direcionada #in… | Decor, Home decor,  Interior design

Arandela Downlight jogam a luz para baixo, lavando uma parte da parede com um facho de luz. Elas são indicadas para iluminação decorativa.

O charme que as arandelas podem dar a sua casa | Kris Bristot

Arandelas com duplo efeito (para cima e para baixo) possuem diferentes tipos de aberturas e podendo criar efeitos de iluminação. Exemplo: um facho de luz maior para baixo e um risco de luz para o alto; um facho de luz para cima e outro para baixo em igual proporção. Neste caso, seu efeito é bem mais cênico e você poderá pensar na sensação descrita acima (nos efeitos uplight e downlight), pois será muito parecido.

Arandela externa com iluminação em dois fachos – direita e esquerda da arandela – perfeita para aumentar o alcance da iluminação

E é claro que existem muitos outros tipos de arandela, pois podemos combinar diferentes aberturas e materiais, criando efeitos incríveis de iluminação. Mas acredito que estes exemplos já mostram quais são os principais tipos e como podemos usá-las 😉 O importante é integrá-la ao ambiente, à decoração, ao seu conforto e claro, seu orçamento!

Arandela externa moderna na entrada da casa com design em linhas e iluminação degradê

E claro, tem modelos pra todos os gostos!!

Que tal este ambiente rústico?

arandela-saiba-como-usar-na-decoração

Salas decoradas com arandelas ficam mais charmosas e intimistas. É muito comum se ter uma iluminação vinda de um pendente ao centro do ambiente, sobre a mesa de centro ou sobre a mesa de jantar e a iluminação de apoio vindo das arandelas.

Arandela de parede dourado de latão iluminando sala de estar | Abajur de  parede, Arandelas, Abajur

Fazer a decoração de sala com arandelas pode também diminuir a quantidade de objetos sobre mesas e aparadores. Elimina-se aqui a necessidade de colocar um abajur e o espaço fica mais livre e organizado.

Arandela Para Quarto: Confira Modelos e +43 Exemplos Inspiradores

Eu amo o efeito das arandelas e acho que elas fazem toda diferença num ambiente.

Arandelas externas modernas; esse formato libera a iluminação em dois fachos – para cima e para baixo – com três pontos focais

E vocês? Gostaram? Espero que sim!! 😘😘

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: