Moussaka: lasanha turca com carne moída e berinjela - Brandani Decore
;

15-09-2015

Moussaka: lasanha turca com carne moída e berinjela

Moussaka: lasanha turca com carne moída e berinjela

Vamos viajar um pouquinho nos sabores da Turquia? A moussaka é um tipo de lasanha feito com carne moída e berinjela, típica da culinária grega e incorporada pelos turcos devido proximidade entre os dois países.

Ingredientes

‘- 600g de berinjela – 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva – 2 cebolas (picadas) – 2 dentes de alho (espremidos) – 1/2kg de carne moída – 3 tomates maduros (sem pele e sem sementes, picados) – 1 xícara (chá) de vinho branco seco – 1 colher (sopa) de farinha de rosca – Sal (a gosto) – Pimenta (a gosto) – Canela (a gosto) – Noz-moscada (a gosto) – 2 ovos (claras e gemas separadas) – 200g de queijo parmesão ralado grosso – 2 copos de leite – 2 colheres de farinha de trigo – 1 colher de manteiga – Sal (a gosto)

Modo de preparo

 

  1. Corte as berinjelas no sentido do comprimento em fatias finas. Salgue e deixe escorrer sobre uma peneira por uma hora.
  2. Aqueça metade do azeite e doure o alho e as cebolas. Junte a carne e mexa bem, até ficar refogado.
  3. Adicione os tomates e o vinho e tempere com sal, pimenta, canela e noz-moscada. Deixe em fogo baixo até a carne começar a secar. Retire do fogo e acrescente a farinha de rosca e as claras levemente batidas.
  4. Mexa delicadamente e reserve. Aqueça o restante do azeite em uma frigideira antiaderente e grelhe as fatias de berinjela. Escorra-as em papel absorvente e, em uma forma refratária, intercale camadas de berinjela e carne, finalizando com berinjela.
  5. Para fazer o molho branco: Coloque em uma panela a manteiga e a farinha de trigo e deixe refogar.
  6. Adicione o leite, aos poucos, mexendo vigorosamente para não empelotar, até colocar todo o leite e levantar fervura. Reserve.
  7. Agora, misture as gemas e metade do queijo ralado ao molho branco e espalhe a mistura sobre a última camada de berinjela. Polvilhe o restante do queijo e leve ao forno para gratinar. Sirva a seguir, bem quente.

Bom apetite!

Fonte: Google, canal GNT.

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: