PROTAGONISTA DO DIA: GRANILITE! - Brandani Decore
;

16-07-2021

PROTAGONISTA DO DIA: GRANILITE!

PROTAGONISTA DO DIA: GRANILITE!

Para quem ainda não conhece ou não sabe o que é, o Granilite é um material acessível e resistente que ganhou notoriedade na década de 40. Porém – como o universo decorativo vive resgatando tendências para renovar os ambientes com muito estilo – após anos em desuso, até mesmo pela enorme variedade de materiais novos entrando no mercado dia após dia (o que amamos, claro, pois temos uma notória variedade de escolhas lindas para nossas obras) ELE voltou! Sim, depois de 80 anos o Granilite veio para mostrar que está em sua melhor forma e ditando tendência mais uma vez.

Bancada de granilite na cozinha. Projeto elegante e sofisticado

Mas afinal? Com tantas opções hoje no mercado, o que torna esse veterano do mundo da decoração tão apaixonante? Vem comigo que eu te conto tudo

Nessa cozinha, o granilite azul se destaca no piso, enquanto o granilite marrom foi usado na parede e na bancada

Os revestimentos em granilite é um tipo de piso monolítico. Ou seja, não possui juntas de marcação, são produzidos através da base cimentícia (areia, água e cimento) e grãos minerais, como mármore, quartzo e granito. Pode ser aplicado em diferentes opções de cores, uma vez que é possível adicionar corantes na massa, sem contar que o tipo de grão mineral também interfere na coloração final do produto.

Piso granilite branco para quem deseja uma sala de estar clássica e elegante

Outro fator que pode mudar muito é o tamanho dos grânulos, enquanto uns são maiores e mais chamativos, outros possuem pedras bem pequenas na composição, fazendo com que a mistura de cores seja mais sutil. Você escolhe o que for mais agradável para o seu ambiente.

Quarto moderno com revestimento de granilite na parede. Para o piso, a opção foi pela madeira

Também é interessante saber a diferença entre o granilite e o marmorite, pois muitos confundem um com o outro. É um pouco difícil diferenciar os dois por fotos, pois a maior diferença está na composição das peças. Enquanto o granilite é feito com grânulos de vários materiais juntos, o marmorite é feito apenas de mármore.

O que acha desse mix: granilite na parede e tapete geométrico no chão?

Para uma boa aplicação e durabilidade, o granilite deve ser aplicado sobre superfícies lisas, planas e perfeitamente niveladas. Sejam elas horizontais ou verticais.

Granilite cinza para o quarto. Uma alternativa mais sofisticada do que o cimento queimado

O modo de aplicação é muito similar com a do cimento queimado, com a diferença do uso de grãos minerais. Inclusive, a presença desses grãos acaba tornando o granilite muito mais resistente e sofisticado do que o uso de cimento queimado.

Já o granilite fulgê pode ser aplicado sem medo em áreas molhadas

Apaixonada por este banheiro!!

Bar e lanchonete com piso de granilite. A vantagem aqui é a alta resistência e durabilidade

A técnica, produzida a partir de um processo totalmente artesanal tem como sua principais vantagens sua durabilidade, resistência (à água e abrasão) e fácil manutenção sendo comumente aplicado em pisos de casas e halls de prédios residenciais e comerciais.

Granilite marrom para conversar com a madeira dos móveis

Atualmente, apresenta-se como uma forte tendência da arquitetura contemporânea. É possível confirmar isso observando as diversas marcas que tem apresentado produtos para casa e decoração fabricados a partir da técnica ou que, pelo menos, fazem referências à ela.

Já para a cozinha cor de rosa não poderia haver opção melhor de granilite do que o verde

A estética do granilite é bastante variada. Seu resultado final é a soma do tamanho dos grânulos, tipo de acabamento polido ou lavado, tipo de pedra e cores de corante escolhidas, sendo portanto um material bem versátil.

A sala de estar contemporânea apostou no granilite como elemento diferencial

Nosso protagonista do dia marca presença em projetos residenciais, comerciais e corporativos, seja qual for o seu estilo 😉

Papel de parede colorido com móveis neutros

Pisos, revestimentos e até mesmo o papel de parede (imitando o material) podem enfeitar os quatro cantos da sua casa. Basta escolher a melhor tonalidade e se jogar nessa tendência, criando ambientes sensacionais!!

Escolha uma cor que combine com seu ambiente

Possui dois tipos de textura:

Granilite polido, que possui superfície lisa, brilhante e impermeável. Essas características o tornam escorregadio e, por isso mesmo, seu uso deve ser evitado em locais úmidos e molhados, como banheiros, cozinhas e áreas externas.

Cozinha preta com bancada de granilite colorida

A principal recomendação de uso do granilite polido é em bancadas, balcões e revestimentos de parede.

Banheiro com granilite verde no chão e nas paredes width=

E o granilite fulgê, que ao contrário do polido, possui uma superfície mais áspera com a presença de pequenos grãos minerais. Tornando este mais recomendado para áreas molhadas, úmidas e externas. Também é perfeito para projetos que tenham uma proposta mais rústica e despojada.

Cozinha com revestimento de granilite

Outra boa opção de uso desse material é como revestimento de bancadas e balcões de cozinha e banheiro. Nesse caso, prefira com textura polida.

Piso granilite branco para decoração de casa

Como vantagens, a escolha deste revestimento garante:

  • Durabilidade (sendo muito resiste ao tráfego constante de pessoas, quando aplicado ao piso);
  • Variedade, podendo ser aplicado em uma gama muito grande de cores, indo desde os tons mais claros e neutros, como o branco, até os mais escuros, como o preto. Também pode ser aplicado com tamanhos variados de grãos, indo desde aqueles bem miudinhos até os maiores, como se fossem pingos de tinta no chão;
  • Fácil limpeza e praticamente não necessita manutenção;
  • Baixo custo, se comparado a revestimentos de pedras naturais.

Piso de granilite em tom de verde e preto para a sala de estar integrada

Mas como todo e qualquer revestimento, também apresenta suas desvantagens, que são:

  • Mão de obra especializada, pois caso o granilite não for bem aplicado ele tende a sofrer com fissuras e rachaduras;
  • Tempo de cura (a aplicação do granilite é demorada. Para os modelos polidos, o tempo entre a aplicação e a liberação para uso é de cerca de 20 dias, já para os pisos do tipo fulgê o tempo de cura fica entre 12 a 15 dias). O período de cura é importantíssimo para garantir a secagem completa do granilite e assim evitar trincas e fissuras no futuro.

Gallery of Arquia / RipollTizon - 5

Observação: o granilite é um tipo de revestimento moldado in loco. Isso significa que a equipe de fornecedores executa o produto em obra e imediatamente o aplica na superfície desejada!  É importante esclarecer que apesar de ser uma massa instalada in loco ela não é capaz de corrigir qualquer imperfeição existente na camada niveladora.

Vasos de granilite para decorar sala clássica

O granilite também virou tendência para decorar objets, sofás, almofadas e até roupa de cama, acredita?

Repare que o tampo da mesa também é de granilite, formando uma composição perfeita com o piso

Neste projeto, por exemplo, repare que o tampo da mesa também é de granilite, formando uma composição perfeita com o piso.

Granilite com formas geométricas para esse piso da sala de estar

Para fugir do comum, granilite com formas geométricas para esse piso da sala de estar. Amei!!

Quando a ideia é valorizar algum elemento arquitetônico… Lindo!!

Sabe aquele toque especial na decoração? Faça isso usando cabideiros de granilite

Quer dar um toque especial na decór? Que tal?

Piso de granilite preto e branco para cobrir todo o chão da casa

Piso em granilite: facilidade de limpeza e manutenção.

Piso colorido para banheiros neutros e claros

Piso colorido para compor um banheiro neutro e com cores claras.

Bancada com cozinha granilite rosa

Apaixonada!!

Bancada de cozinha de granilite

Uma delicadeza de ambiente!!

Apartamento Copan / Sabiá Arquitetos | ArchDaily Brasil

A limpeza regular deverá ser feita com detergentes neutros ou sabão em pó. Nunca utilizar cloro, cândida ou outros ácidos. A frequência de aplicação de cera será determinada em função do uso e tráfego do local. Após a aplicação da cera, executar o polimento com enceradeira, para melhor cristalização.

216c34d837ec55de252d323c9cc1b363

A vantagem de investir no papel de parede granilite é que você economiza na aplicação e fica mais livre para trocar o papel de parede sempre que quiser.

banheiros-decorados-5

Todas as paredes dessa sala de banho foram revestidas com granilite ♥ E ficou um verdadeiro encanto!!

cozinha-com-revestimento-de-granilite-pinteresst

O nicho acima da bancada deu o toque final de elegância e sutileza.

granilite-piso-e-revestimento-inspira-casa

Apaixonada por este espaço comercial. A paleta de cores ficou marcante e ao mesmo tempo muito agradável.GR010-AMBIENTE-04-1000x1000-1

♥ Trazendo vida e alegria para ambientes infantis ♥

lavabo-papel-parede-granilite-cor-rose-gold-dourado-verde-cuba-branco-retro-estilo-decor-salteado-1

Assim como a pedra, existe uma grande variedade de papel de parede granilite, com cores e tamanhos que podem ser escolhidos de acordo com a sua preferência e o estilo da decoração do seu ambiente.

Gostaram? Espero que sim!! Beijinhos 😘😘

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: