PLANEJAMENTO DE OBRA_PARTE 1 - Brandani Decore
;

15-01-2020

PLANEJAMENTO DE OBRA_PARTE 1

PLANEJAMENTO DE OBRA_PARTE 1

O ano de 2020 está só começando e a gente, claro, está cheios de planos e ideias e muito conteúdo fresquinho pra inspirar vocês a deixar tudo ainda mais gostoso e belo no seu projeto.

Uma das coisas mais legais na correria do dia a dia, é chegar em casa ou no seu espaço corporativo e sem querer, ao olhar ao redor, soltar um “UAU”. A decoração te encantou, a organização dos itens, as cores e as formas… Tudo conversando entre si de uma forma harmônica. Dá até mais animo de permanecer em um ambiente e o as funções realizadas ali geram ainda mais prazer…

contratar um arquiteto

Mas… toda vez que você pensa em tirar aquele sonho do papel e transformar em realidade, se depara com os custos, as dúvidas, e com toda certeza já deve ter se perguntado: Por que contratar um arquiteto? Qual a função de um designer? Será que é apenas um gasto à mais no meu orçamento? Então cá estamos para esclarecer todas as suas possíveis dúvidas 😉 Vem comigo!!!

Resultado de imagem para dor de cabeça na obra

Contratar estes profissionais não é um luxo e sim uma necessidade, então eu te pergunto: Você confiaria seu maior sonho nas mãos de alguém que não seja um profissional? Sua obra não é apenas um projeto, e sim, um sonho se tornando realidade, o sonho da casa própria ou o sonho daquele ponto comercial tão planejado e desejado.

Resultado de imagem para pesadelo na obra arquitetura

Você não irá querer que esse sonho se torne um pesadelo, te deixando de cabeça quente, sem saber o que fazer para resolver os mais variados problemas que podem surgir em uma obra. E pra ser sincera, não são poucos!

Imagem relacionada

O arquiteto é um profissional que está sempre ligado em novas tendências estéticas, novas técnicas, processos construtivos. Também em novos lançamentos de materiais que o mercado oferece, assim, podendo te auxiliar de forma mais clara e econômica. Ele tem a função de orientar, planejar e projetar de acordo com a situação do terreno, com o estilo de vida do cliente, sempre otimizando espaços e custos da obra. É uma responsabilidade e tanto, né?

Resultado de imagem para designer de interiores

Já o Designer de Interiores pode finalizar com chave de ouro o seu investimento residencial ou corporativo. Ele é responsável por combinar as preferências do cliente com o objetivo do ambiente, além de considerar normas técnicas de acústica, ergonomia, luminotécnica e térmico, entregando um projeto de ambiente funcional.

Resultado de imagem para arquiteto em obra

Então você decidiu que irá construir uma casa, um prédio, ou qualquer outra edificação. Primeira coisa que você precisa é de um terreno. Você já tem o terreno ou pretende comprar um?

Imagem relacionada

Aí entra a primeira dúvida: em que momento você deve contratar este profissional? Não é especificamente uma regra, porém é muito importante já se pensar em contratar um arquiteto logo nessa etapa do projeto. Assim ele esclarecerá e lhe auxiliará em todas as suas dúvidas, fazendo um estudo de viabilidade, e lhe apresentando as vantagens e desvantagens da escolha para aquele imóvel que você tanto deseja chamar de seu, como:

  • O terreno comportará a edificação que você pretende construir?
  • Quantos metros quadrados a legislação permite você construir?
  • Qual a altura máxima permitida naquela região você pode atingir com sua edificação?

Resultado de imagem para como construir sua casa

Em caso do terreno ter grandes desníveis, o profissional pode te falar o quanto de aterro ou escavação você precisará fazer, isso pode influenciar muito na sua escolha e principalmente em seu orçamento. 

Resultado de imagem para dor de cabeça na obra

Ou você pretende reformar um imóvel existente, readaptá-lo às suas necessidades, modernizá-lo… Um bom arquiteto ou designer pode ser o melhor investimento da sua vida!!

Imagem relacionada

Para compreender suas ideias e tornar seu sonho em realidade, o profissional elabora um programa de necessidades. O que seria isso? É um documento elaborado pelo arquiteto, em uma ou várias entrevistas. Onde você descreverá como pretende que seu projeto seja elaborado e qual orçamento disponível para investir no imóvel.

Resultado de imagem para arquiteto em obra

Por exemplo: uma casa com três quartos, uma suíte, copa, cozinha, dois banheiros, sala de TV, living, piscina, sauna, churrasqueira, garagem para três carros e etc… Assim como quantos usuários haverão, a idade dos mesmos e/ou se existe alguma necessidade especial para algum destes, se possui animais de estimação, se gosta de receber visitas, qual programa familiar costumam explorar mais…

Resultado de imagem para designer de interiores

E entre estas reuniões, o profissional irá colhendo informações das pessoas que utilizarão a casa. Especulando e debatendo suas ideias, desejos, hábitos e gostos. Assim, juntando todas essas informações, irá desenvolver seu projeto da melhor forma possível. Suprindo todas necessidades da sua família de acordo com o seu orçamento.

Imagem relacionada

Após esta etapa, vem o estudo preliminar. Mas o que seria estudo preliminar?

Resultado de imagem para estudo preliminar

Essa é a etapa onde todos esses índices, números, volumes e desejos levantados, se transformam em projeto arquitetônico preliminar. Ele comporta as plantas básicas, desenhos, e algumas perspectivas 3D.  O propósito do estudo preliminar é você ver se aquele projeto apresentado é o que você realmente quer. O arquiteto te apresenta algumas opções para que você escolha a melhor forma que se encaixa no estilo de vida da família.

Resultado de imagem para porque contratar um arquiteto

Agora que você e sua família já transmitiram todas suas vontades, desejos e sonhos, é a hora do arquiteto trabalhar os ambientes, encaixando-os da melhor maneira possível, para que seu projeto fique esteticamente bonito e principalmente funcional, sempre visando os mais importantes fatores para um bom projeto. São eles: Boa ventilação, insolação, claridade, conforto acústico, térmico, acessibilidade e sustentabilidade.Resultado de imagem para designer de interiores

O arquiteto tem uma formação única que o habilita a unir criatividade, técnica, funcionalidade e estética, e claro contribuindo com a valorização do seu imóvel.

Imagem relacionada

O investimento de um imóvel necessita de um bom orçamento, assim uma obra feita sob orientação de um arquiteto torna seu investimento seguro, pois oferece menores riscos e propensão a erros e perda de tempo.

Contratar um arquiteto pode custar de 10 a 20% do valor da obra, porém varia de local para local, isso com certeza não é um gasto e sim um investimento com retorno imediato e também uma ótima recompensa à longo prazo, como a valorização do imóvel.

Resultado de imagem para como construir sua casa

Você também terá uma grande economia de materiais, já que o arquiteto poderá te auxiliar nos melhores custo beneficio que o mercado oferece.

Imagem relacionada

Garantia de beleza e funcionalidade. Esses na maioria das vezes são os pontos mais almejados por clientes. Afinal, quem não quer ter uma casa linda e com ótima funcionalidade, e nisso o arquiteto é altamente capacitado para fazer 😉

Resultado de imagem para como construir sua casa

E como já citamos, são inúmeras as preocupações e stress que uma obra pode trazer:

  • A parte burocrática da papelada;
  • A documentação para prefeitura;
  • A escolha certa de cada material;
  • Entre várias outras coisas que necessitam de um cuidado pra lá de especial.

Imagem relacionada

E você pode estar se perguntando “Vale a pena contratar um designer de interiores para um espaço pequeno?”. Com certeza. No planejamento destes profissionais, a otimização não fica de fora. O Designer de Interiores não cuida só da decoração, mas da melhor forma de uso do espaço como um todo. Um exemplo? Tomadas estratégicas e luminárias bem instaladas são só uma parte do que estes podem planejar pautados em conhecimento para uma entrega completa!

Resultado de imagem para dor de cabeça na obra

É uma garantida de economia de tempo e dinheiro, visto que já possui um planejamento funcional, trazendo ideias de elementos atemporais, efetivos e bonitos para compor o seu ambiente, de modo que você não passe pelo processo de “tentativa e erro”, gastando 2x mais dinheiro.

Resultado de imagem para designer de interiores

Além de todo o trabalho de cotação de preços e correria de loja em loja fica sob responsabilidade deste profissional. Até porque, eles já possuem uma base bacana de ótimos fornecedores, tanto por preço quanto por qualidade! O que você irá gastar de tempo e dinheiro replanejando os seus ambientes só com dicas da internet, poderá entrar neste investimento, que é este tipo de contratação para o seu projeto.

Resultado de imagem para casa propria

E para tudo isso, aconselhamos você a contratar um bom profissional, e é muito interessante você se identificar com o estilo que o arquiteto projeta, assim seu imóvel pode ficar ainda melhor do que você imaginou!

Asset-1-100

Se você ainda tem alguma dúvida, ou se ficou ainda mais curioso para conhecer de pertinho tudo isso, entre em contato conosco. Estamos á disposição para colaborar com a realização de todos seus sonhos bem projetados!

Beijinhos!!

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: