ENVELHECER FEITO VINHO: UM NOVO OLHAR SOBRE O ANTIGO! - Brandani Decore
;

11-12-2020

ENVELHECER FEITO VINHO: UM NOVO OLHAR SOBRE O ANTIGO!

ENVELHECER FEITO VINHO: UM NOVO OLHAR SOBRE O ANTIGO!

Se você pensa em investir em um apartamento ou casa mais antigo para comprar, precisa ter em mente que vai encarar uma reforma ou, no mínimo, gastos extras em manutenção, com sistemas hidráulicos ou elétricos, por exemplo. Mas se bem planejada, a compra pode ser um investimento certeiro em muitos aspectos, principalmente economicamente 😉

Reforma e boas ideias atualizam apê de 30 anos para uma jovem família  (Foto: Diego Wic )

Analisando financeiramente, um apartamento novo em bairros centrais, por exemplo, pode custar 1/3 à mais o valor do metro quadrado, do que seus vizinhos veteranos com mais de 30 anos. Além disso, pode ser um investimento potencialmente estratégico para quem precisa estar próximo as zonas centrais, com fácil acesso a serviços de todos os tipos, e prefere evitar transitar o dia todo de carro ou transporte público pela cidade.

pisos antigos - piso de taco em sala de estar

Para fazer uma compra inteligente também é preciso considerar os gastos que você terá para deixar a casa do jeito que você quer. Por isso, aproveite os danos do imóvel para conseguir um bom desconto na hora de fechar o negócio. Se você for um bom negociante, conseguirá um desconto que cubra as despesas com a reforma e ainda deixe uma margem 😉

O principal desafio de apostar em um imóvel antigo está na conservação. Muitas vezes, eles precisam de alguma reforma, que pode variar de ajustes básicos em pintura e revestimentos até uma revitalização quase completa.

pisos antigos - piso vermelho e azul escuro

Não se esqueça! Redes elétricas antigas podem não dar conta de equipamentos modernos. Faça uma avaliação com profissionais e troque as estruturas se for necessário.

E claro, temos outros vários pontos positivos que podemos elencar, e que fazem muita diferença pra quem preza pelo prazer de morar bem! Quer saber tudo e mais um pouco sobre essas relíquias? Então vem comigo!

pisos antigos - piso de pedra

Como já citado, muitos são os apartamentos antigos localizados em bairros tradicionais e já consolidados. São prédios construídos há décadas e bem diferentes dos lançamentos atuais, que possuem, por exemplo, plantas compactas e varanda gourmet.

Reforma de apartamento com clima de casa em sp — Estudio Piloti Arquitetura  - Escritório de Arquitetura São Paulo - sp

Por estarem inseridos em regiões mais tradicionais, uma das vantagens de comprar e reformar apartamento antigo é que eles estão servidos de boa infraestrutura e serviços ao redor, como transporte público, escolas, mercados, farmácias, entre outros.

Reformar o antigo apartamento com uma cozinha integrada | Cozinhas  integradas, Home deco, Decoração da sala

Comprar um imóvel novo, é como jogar na loteria. Você acaba torcendo pra que ele valorize ao longo do tempo. No caso de um antigo, o investimento é mais certeiro. Isso porque o imóvel e os seus arredores são mais estáveis. O risco de você comprar apartamento antigo e, em seguida, ter uma vista da janela prejudicada por uma nova construção, por exemplo, é bem menor.

Cores para armário de cozinha que estão em alta

Você também corre menos risco de ter sua casa desvalorizada. As regiões onde esses imóveis estão inseridos são mais consolidadas e, portanto, comprar e reformar apartamento antigo é um investimento mais estável e com menos risco de desvalorizar o seu dinheiro a longo prazo.

Projeto do escritório paulista Fábio Frutuoso Arquitetura transforma apartamento  antigo em proposta moderna – Revista USE

Apesar de sua configuração espacial geralmente ser dividindo os ambientes (o que podemos resolver claro com uma reforma bem planejada), os imóveis antigos, em sua grande maioria, são mais espaçosos e bem distribuídos.

Apartamentos antigos reformados: 14 projetos que renovaram a planta sem perder o charme (Foto: reprodução)

Pé direito alto, maior luminosidade, ambientes arejados e melhor acústica são características presentes também nestas construções.

Reformar o antigo apartamento com uma cozinha integrada | Cozinhas  domésticas, Decoração cozinha, Cozinhas modernas

Em contrapartida, as vagas de garagem são menores ou mais restritas, assim como áreas de lazer inexistentes ou menos complexas. Mas claro, tudo isso depende do seu estilo de vida, certo?

pisos antigos - piso azul claro

No mundo da decoração, algo muito comum são as tendências. E o retorno de peças e itens de outras épocas é uma delas. pisos antigos - piso verde musgo

Um exemplo disso são os pisos e revestimentos antigos, que de muitas formas vêm ganhando espaço em casas e apartamentos de pessoas que reconhecem a beleza de peças mais clássicas e vintages, garantindo um grande efeito estético ao ambiente, e servindo até de elemento curinga na decór!

pisos antigos - piso de madeira de demolição

Pisos de madeira originais são nobres e revitalizá-los é uma opção mais barata que a troca. Se não tiver como salvá-los, pisos vinílicos podem ser colocados por cima da cobertura antiga.

apartamento-antigo-reforma-decoracao-11 | Casa de Valentina

Comece por dentro! Independente do orçamento disponível, podem surgir gastos inesperados, que obrigam a cortar itens menos importantes. Por isso, sempre comece a reforma pelos cômodos que mais precisam de reparos e intervenções, que geralmente são os banheiros e a cozinha, como troca de louças e metais, troca de revestimentos, impermeabilização. Depois, vá para os quartos e, por fim, salas e demais ambientes.

Oásis urbano | Capítulo 2 | Home, Ladrilho hidraulico cozinha, Desenho do  piso

Aproveite e explore ao máximo o que o prédio já tem! Pisos, revestimentos, marcenaria, portas e janelas de construções antigas muitas vezes podem ser charmosas. Se estiverem em bom estado, você pode reaproveitá-las, aplicando somente uma camada de tinta, lubrificando juntas, trocando fechaduras e trincos velhos. Além de manter um ar retrô, você fará uma boa economia dessa maneira. As janelas em formato de arco e com grade externa de ferro trabalhado, por exemplo, podem trazer muita personalidade para se estiverem bem conservadas.

Apartamentos antigos reformados: 14 projetos que renovaram a planta sem perder o charme (Foto: reprodução)

Luminárias e arandelas também são itens que podem ser reformados e mantidos, assim como elementos de quintal ou jardim.

pisos antigos - cozinha com ladrilhos amarelos

Uma casa com estrutura antiga tem bastante personalidade, mas é possível transformá-la em algo que misture aspectos clássicos e contemporâneos. Por exemplo, você pode incorporar ao design alguns móveis com linhas mais modernas para criar um contraste interessante. Uma boa forma de modernizar a cozinha é se livrando de armários antigos nas paredes e complementando-a com eletrodomésticos de inox, que dão um toque de luxo.

Apê antigo se transforma no lar dos sonhos de um jovem casal  (Foto: Mariana Orsi )

Outra vantagem de investir em imóveis antigos, é evitar pagar por uma configuração ou decoração que não combina com você. Ou se ver restrito ao conceito de reprodução em escala, onde todas as casas acabam tendo uma decoração mais do mesmo. A reforma sempre permite o uso de uma linguagem que reflete melhor a personalidade dos moradores.

E, vale lembrar, que imóveis mais velhos possuem uma arquitetura característica, com pontos que já são menos frequentes nos lançamentos atuais, como vigas aparente, tijolinho aparente, taco de madeira, janelas grandes, dentre outros. Se você é fã disso, considere comprar e reformar um apartamento antigo.

8b11119ff1563677d1d1c322e999b49c

A retirada de algumas paredes para integrar os ambientes resulta em uma iluminação abundante. Vigas aparentes acabam sendo resultando neste processo, e trazem um charme característico ao ambiente. Uma boa estratégia para não trocar todo o piso ao retirar as paredes, é ‘brincar’ com dois tipos de revestimentos, integrando-os.

0043f203dad5f47ad44b94c6dfced8a8

Quando a iluminação invade o ambiente, parece que o lar ganha ainda mais vida!

Reforma e boas ideias atualizam apê de 30 anos para uma jovem família  (Foto: Diego Wic )

A reforma de casas antigas é uma opção que não pode deixar de ser considerada por quem quer adquirir um imóvel próprio, mas tem o orçamento mais restrito. Investir na modernização de uma casa ou apartamento, além de divertido, é garantia de que o espaço ficará do seu jeito e ainda aumenta o valor do imóvel!

Antes e depois – transformação total em apartamento antigo — Estudio Piloti  Arquitetura - Escritório de Arquitetura São Paulo - sp

Ao final, você verá que vale a pena comprar apartamento antigo e poderá usufruir de um imóvel reformado, bem localizado e com a decoração dos seus sonhos.

Integração, luz natural e marcenaria planejada dão o tom a este apê de 153 m² (Foto:  Pedro Vannucchi)

Gostaram? Espero que sim… 😘

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: