BATALHA DE OBRA: LAMINADOS X VINÍLICOS - Brandani Decore
;

28-05-2021

BATALHA DE OBRA: LAMINADOS X VINÍLICOS

BATALHA DE OBRA: LAMINADOS X VINÍLICOS

Sempre quando vamos construir ou reformar surgem aquelas dúvidas sobre os acabamentos. Afinal, há uma infinidade de opções no mercado, para todos os gostos e necessidades 😉 Uma dúvida muito comum dos meus amigos e clientes é a escolha entre o piso vinílico e o piso laminado. Ambos são duráveis, econômicos e atraentes, e apesar de parecidos esteticamente, pisos vinílicos e laminados são bem diferentes, desde a composição até os benefícios no uso diário :) Se você também tem essa dúvida, vem comigo dar aquela espiadinha!!

instalacao-piso-laminado-passo-a-passo

Já sabemos que essas belezinhas são lindos e podem ser instalados em prazo recorde, né? Seja um piso vinílico ou laminado, a instalação de ambos é rápida.

piso casa claudia

Uma das principais diferenças está na composição deles. Os pisos vinílicos são feitos de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos.

Qual o melhor piso para ambientes comerciais? - Blog RC Pisos

Já os laminados são compostos por materiais derivados da madeira, como painéis de fibras de madeira com alta densidade, papel e melamina.

piso vinilico ou laminado

Essa diferença na composição faz com que o laminado seja um material rígido e o vinílico um produto flexível.

piso-revestimento-lamina-laminado-madeira-vertical-nivelado-sala-estar-natural

Considerando os dados citados acima, e exemplificando o impacto dessas informações na prática, temos a acústica como uma das principais diferenças entre laminados e vinílicos. 

Como reduzir o Ruído de impacto – o Famoso Toc Toc entre lajes

Por ser um produto rígido, o laminado propaga o som ao caminhar, é o famoso “toc-tocEm alguns casos é recomendado instalar uma manta acústica embaixo do laminado para que os vizinhos do andar de baixo não se incomodem com o barulho dos passosmas ainda assim a reverberação do som no ambiente acaba não sendo completamente atenuada. 

Piso Vinílico: Conheça Vantagens e Desvantagens, Valor e +68 Ideias

Já o piso vinílico, como é flexível, tem uma absorção acústica maior. No mercado é possível encontrar opções com absorção do som ao impacto de até 19dB. 

Caixa cheia de produtos de limpeza, esfregão, vassoura e luvas no fundo do  assoalho de madeira | Foto Premium

Considerando a manutenção, por se tratar de materiais derivados da madeira, os laminados não podem ter contato com água durante a limpeza, caso contrário poderá ocorrer estufamento e apodrecimento do revestimento.

CX Construções - Casa Cláudia de março lança piso laminado com a Duratex

No caso dos pisos vinílicos, os pisos coladopodem ser lavados com água e detergente neutro, porém não é recomendado deixar o piso submerso na água por longos períodos, pois isso pode ocasionar o descolamento de algumas placas ou réguas. Já para a opção de piso vinílico clicado não é indicada a lavagem, basta apenas passar um pano úmido ou mop com água e detergente. 

Reforma rápida: qual é a diferença entre piso laminado e vinílico? | CASA  CLAUDIA

Apesar de o piso vinílico ser bem resistente às manchas, o mesmo não podemos dizer em relação aos riscos, principalmente se a abrasão for grande. Mover um eletrodoméstico ou móvel em cima dele sem o auxílio de rodízios pode deixar uma marca bem feia. Outra desvantagem do piso vinílico é que a cor do acabamento dele desbota com o sol.

Como fazer Piso Antiderrapante para Cachorro?

Os laminados não são recomendados para quem tem animais de estimação, pois eles acabam escorregando com frequência. e, para evitar arranhões na superfície desse tipo de piso, use e abuse dos feltros nos pés dos móveis e dos rodízios 😉 

Os pisos vinílicos estão disponíveis em diversos formatos, como: mantas, réguas, placas e outras formas geométricas 

Blog | Madepisos

Para que você entenda melhor: os formatos geométricos são modulares, ou seja, pisos em módulos que contêm junta seca (as emendas das peças ficam encostadas umas às outras). Já o formato manta é monolítico e a união das peças é feita com um cordão de solda ou adesivo específico, formando um produto único.  

Piso vinílico autocolante: saiba quais são as vantagens e desvantagens -  Casa Vogue | Smart

Este tipo de piso é mais indicado para ambientes hospitalares, que necessitam de cuidados especiais com limpeza e manutenção, mas também é possível encontrar mantas vinílicas residenciais e comerciais. 

Piso Vinílico ou Laminado?: Vinílico ou laminado? Veja as características  de cada um e como escolher | CASA.COM.BR

Os pisos laminados, por sua vez, estão disponíveis apenas nos formatos régua e placa.

Pin em Pisos Vinilicos

Já as texturas dos vinílicos são diversas, desde as rústicas bem típicas da madeira até a linha mais contemporânea com relevos do cimento.    

Piso vinílico na cozinha: dicas imperdíveis de como usar!

Os laminados possuem diversas texturas e cores que simulam madeira, concreto e pedras. 

Conforto térmico com certeza é uma propriedade que os dois produtos têm a seu favor. Ambos os pisos são considerados atérmicos, ou seja, eles não se influenciam com a temperatura exterior. Assim, você não vai sentir desconforto ao caminhar com os pés descalços no inverno, e nem sentir o ambiente quente e abafado em um dia de calor intenso. 

60 Pisos para Cozinha: Modelos e Tipos e Materiais

Além disso, são produtos com longa durabilidade e de fácil instalação e manutenção, portanto são muito práticos de manter na correria do dia a dia.  

Saiba tudo sobre Piso Vinílico | Sincenet

A instalação do piso laminado é mais rápida que a do piso vinílico. É indicada para áreas residenciais de média circulação, como: quartos, salas, corredores e halls, além de áreas comerciais de médio tráfego.

Armário de Cozinha com Móveis planejados na cor azul e cadeiras eames |  Carla Cuono Arquitetura e Interiores 12702 - Viva Decora

Já os vinílicos, por terem uma variedade maior de formatos e resistênciasão indicados para áreas residenciais, comerciais, corporativas e até industriais. Lembrando que este produto não pode ser exposto ao sol intenso e muito menos ser instalado nas áreas úmidas.

Lưu trữ giá đồ gỗ nội thất - Nội Thất Trọn Gói

O piso laminado é mais versátil, pois além de poder ser instalado nas mesmas áreas em que o piso vinílico, ele dá um toque a mais de sofisticação. É indicado também para instalação na sala e, da mesma forma que o vinílico, você deve evitar colocá-lo nas áreas molhadas. O piso laminado ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante e com a temperatura correta.

Piso Laminado: Conheça as Vantagens, +100 Modelos de Piso de Madeira

Além disso, uma das vantagens dos vinílicos é a instalação em grandes áreas sem necessidade de uso de perfis de transição ou dilatação, como exige o laminado. Dessa forma, o visual fica mais limpo e a manutenção mais simples. 

Me engana que eu gosto - 25/08/2017 - Sobretudo - Fotografia - Folha de  S.Paulo

E mais uma notícia para alegrar seu dia: é possível usar tanto o piso vinílico quanto o laminado como revestimento de parede!! Só é preciso tomar alguns cuidados. Piso laminado ou vinílico? Dica do Profissional - ArkDek

A maior parte dos cuidados a serem tomados na hora de colocar o produto escolhido na parede são os mesmos do uso no piso. Porém, é necessário usar especificamente o piso com cola, e não o “click”, que é de encaixe. Isso pelo motivo muito simples de que sem cola não tem como o piso ficar grudado na parede sem cair.

Arquiteta Fernanda Cassou: Apartamento recebe revestimento em madeira e  ganha em juventude – Revista USE

Outro cuidado importante é verificar a situação da parede onde o produto será instalado. Assim como acontece no piso, a superfície precisa estar lisa, para não deixar marcas. Além disso, não pode estar suja nem úmida, para que a cola funcione bem, nem com partes rachadas ou descolando. Inclusive não adianta tentar usar estes produtos no banheiro, porque a umidade faz a cola perder o efeito, e o piso acaba soltando. O vinílico lavável é o único tipo que pode ficar em contato com a água, mas mesmo assim não é o ideal para dentro do box, por exemplo, que fica bem molhado e também em contato com muito vapor.

Lavabo revestido com lâmina de madeira natural ♥ Bathroom - walls covered  by mirrors and natural wood ♥ | Banheiro de luxo, Banheiro naturais, Lavabo

É possível aplicar o revestimento até mesmo em paredes com cerâmica. Basta aplicar sobre o piso uma camada de argamassa de nivelamento, para evitar as marcas de rejunte, e então colar o revestimento vinílico ou laminado.

Como-instalar-piso-laminado-na-parede-01 | Decorando Casas

Você pode instalar um piso convencional na parede, utilizando cola sobre parte da superfície ou um revestimento autocolante, que facilita a aplicação, pois ele funciona como um adesivo, ou seja, basta tirar a película protetora da parte de trás das réguas que ele já fica com cola, pronto para ser colocado nas superfícies.

Valorizando a Vista | Casa de Valentina | Interior de design, Interiores,  Parede de ripas de madeira

Existe também um revestimento vinílico especificamente para paredes, que são os chamados “adesivos vinílicos”. Funciona do mesmo jeito que o piso vinílico autocolante, com a diferença de ser mais fino e não poder ser usado também no piso. É como se fosse um papel de parede, porém impermeável. Então é uma solução boa para revestir paredes, porém não funciona para criar uma composição homogênea entre piso e parede, ou seja, deixar os dois com o mesmo revestimento.

Teto Vinílico: Inovação de materiais para decoração | Tríade

Além disso, é um revestimento liso, sem as texturas que podem existir em alguns tipos de piso vinílico/laminado, como veios que imitam os veios da madeira, por exemplo. Então é uma opção mais simples, e também mais econômica.

Empresa cria teto vinílico é transforma superfície em protagonista

É possível instalar os pisos laminado e vinílico também no teto, desde que sejam do tipo colado e que a laje passe por uma avaliação similar ao passo-a-passo aplicado aos contrapisos. É primordial que ela esteja acabada, nivelada e impermeabilizada para você não errar na instalação. Dê preferência às réguas e placas de LVTs com espessura entre 2 e 3 mm pois, além de mais leves, elas não precisam de proteção extra contra o tráfego como ocorre no piso.

Piso Flutuante: O que é? Como Usar, Dicas e 60 Fotos Incríveis

Caso o teto já possua um acabamento em pintura, é preciso lixar a superfície para que haja uma melhor aderência. Já em forro de gesso, a dica é consultar primeiro se há compatibilidade entre o adesivo e esse material.

Forro De Madeira: Vantagens, Dicas Para Instalar e Fotos Inspiradoras

Antes de iniciar a instalação no gesso, é recomendado aplicar seladora. Outro ponto importante é que, se as emendas não estiverem completamente lisas, você terá de regularizar toda a superfície com massa e depois lixá-la.

Cozinha Dinamarquesa – CASACOR SC 2018 | Casa de Valentina | Cozinha  dinamarquesa, Cozinhas domésticas, Decoração cozinha

Com o local de instalação definido e preparado, é hora de escolher o modelo ideal para seu espaço!!! Se joga nessa ideia.

8 Melhores Revestimentos de Piso Para Banheiro • Manual da Obra | Pisos  amadeirados, Piso vinilico madeira, Piso espinha de peixe

Bom final de semana!!

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: