TEMPERO, MEMÓRIAS E AFETO! - Brandani Decore
;

06-11-2020

TEMPERO, MEMÓRIAS E AFETO!

TEMPERO, MEMÓRIAS E AFETO!

O fogão a lenha é um elemento tradicional, muito típico em casas de cidades interioranas, de campo e zonas rurais. São eles os responsáveis por vários pratos da culinária brasileira com gostinho de comida caseira preparadas lentamente em panelas de ferro e com um sabor inconfundível.

Casa Fazenda CC: Cozinhas rústicas por Silvia Cabrino Arquitetura e Interiores

Hoje em dia este item não está restrito apenas as casas do interior, eles passaram a fazer parte de cozinhas e espaços gourmet de construções modernas sendo vistos como um elemento de destaque que agrega um grande valor decorativo e proporcionando aos moradores um ambiente especial para curtir com a família e amigos.

imagem (43)

Podem ser construídos em alvenaria, concreto, barro, ferro forjado ou em placas pré-moldadas. Sua instalação deve ser feita por um profissional especializado pois requer alguns cuidados específicos. Seu posicionamento deve ser bem estudado, em ambientes internos evite instalar o fogão próximo a correntes de ar e garanta que as paredes e o piso ao redor do fogão não sejam constituídas por materiais inflamáveis para evitar acidentes.

imagem58

A chaminé deve ser instalada de forma primorosa e a junção dos dutos deve ser bem vedada para que não comprometa o funcionamento do fogão e a saída de fumaça, fazendo com que a mesma volte para dentro do ambiente.

f2ecb1bab5d27c530c2552d8966c0720

Quer saber mais? Então vem dar uma espiadinha nessas inspirações maravilhosas pra trazer todo o aconchego do campo para dentro do seu lar.

Fogão a lenha tradicional

O fogão a lenha tradicional, construído em alvenaria e revestido em cimento queimado colorido tem sua beleza e apelo decorativo. Uma opção perfeita para ser incluída em ambientes rústicos e de atmosfera campestre.

imagem (23)

Mas uma opção clean também tem seu charme!

fogão a lenha pré moldado

Para quem ama cozinhar, e tem a área gourmet como o cantinho preferido da casa, incrementar o espaço com um fogão a lenha pode ser uma opção a mais para colocar em prática os dotes culinários 😉 Peças pré-moldadas são ótimas opções para compor com praticidade e bom custo benefício ambientes lindos e funcionais.

imagem (39)

Caso você more em apartamento mas queira muito uma decoração neste estilo, é importante verificar se a estrutura do edifício está apta para aguentar a sobrecarga do equipamento, já que um fogão desse tipo construído em alvenaria pode chegar a pesar em média 1.500 quilos. Também é necessário constatar se o prédio possui sistema central de exaustão para direcionar a saída da fumaça do fogão.

imagem54

Uma ótima opção para quem não pode ou não pretende instalar o fogão á lenha tradicional, é o equipamento em aço forjado. Este é comprado pronto, sendo somente necessário realizar a instalação adequada da chaminé.

imagem69

Para esse modelo também é importante tomar algumas medidas de segurança, além de evitar pisos e paredes com materiais inflamáveis, é necessário manter uma distância mínima de pelo menos 20 cm entre o fogão, paredes, móveis ou outros eletrodomésticos.

imagem52

O fogão em aço forjado possui um grande potencial decorativo mesmo em ambientes de decoração moderna e estilo contemporâneo.

imagem53

Para os amantes do estilo retrô, olha que linda esta cozinha.

imagem75

Também temos opções minimalistas. Claro que temos!!!

imagem76

Para os jovens e despojados também 😉

São Lourenço da Serra/SP : Casas rústicas por Bianka Mugnatto Design de Interiores

O famoso e tradicional tijolinho à vista. Aqui na versão pintada em branco.

imagem (7)

Fogão a Lenha para cozinhas com estilo rústico

imagem (6)

Fogão a Lenha revestida com pastilha branca

imagem (10)

Alvenaria e pintura. Materiais crus e super favoráveis para áreas expostas ao ar livre.

imagem (26)

Fogão a Lenha Branca com detalhes de pedra. Gostam?

imagem (14)

Se quer apostar num fogão industrial à gás, que tal uma bancada em concreto?

imagem (13)

Se a aposta do concreto aparente for nas paredes, abuse de tons coloridos para a composição. Este tom alaranjado ficou lindo! E nem preciso falar que o nicho foi uma ótima aposta para o ambiente.

imagem (16)

Muito amor por cimento queimado ♥ Um ambiente espaçoso, bem arejado e de fácil limpeza! Lindo ♥

imagem (29)

Há quem goste de camuflar ou revestir a coifa. Que tal uma com base em concreto. Eu amei a ideia. E vocês?

imagem (11)

Além de decorativos, são super práticos estes suportes para guardar tachos e panelas suspenso sobre o fogão 😉

imagem (8)

A composição de coifa, paneleiro e objetos decorativos em cobre ficou espetacular. Os ladrilhos e piso com desenhos em tamanhos diferentes deu um charme à mais.

imagem66

O acobreado deixa a cozinha com ar mais industrial. E vamos combinar, é lindo!

imagem57

Os nichos para embutir a lenha são indispensáveis para deixar a bancada organizada.

imagem74

Parece até uma casinha de bonecas! 

imagem (17)

Fogão e forno a lenha na mesma bancada. Destaque para o suporte para garradas na mesma bancada, feito todo em tijolos cerâmicos e para o jardim atrás da bancada. Ideia espetacular!

imagem (18)

Detalhes que fazem toda a diferença!! As coifas negras se encaixam perfeitamente na composição do ambiente.

7 Ambientes Charmosos com Fogão a Lenha | Ideias Pedreiros

Incluir o fogão a lenha em cozinhas de estilo moderno de maneira que ele se integre ao ambiente decorado também é possível. O equilíbrio pode ser mantido pelos revestimentos, como por exemplo, a marcenaria e bancada deste projeto, com design moderno, e o piso e paredes revestidas por materiais que simulam cimento queimado e pedras naturais, além do charme dos ladrilhos hidráulicos estampados 😉

imagem (30)

Aproveitar a atmosfera rústica que acompanha a tradição do fogão a lenha para ambientar a cozinha ou espaço gourmet também é uma ótima opção para integrar esse elemento à decoração.

Fogão a lenha de concreto

O projeto dessa cozinha foi todo desenvolvido em função do fogão a lenha que consiste em uma peça única de concreto composta por fogão e bancada da pia integrados. A combinação da madeira de pinus, presente nos armários, prateleiras e parede, juntamente com o aspecto do concreto enfatiza a atmosfera rústica e aconchegante presente no ambiente.

imagem (34)

♥ Bem moderninha ♥

imagem70

Uma opção linda e contemporânea para compor sua cozinha 😉

imagem (40)

Contrastes! Cores quentes e muita alegria.

imagem (36)

O azulejo retangular branco trouxe ainda mais harmonia a este cantinho.

imagem72

Que tal uma bancada em L? 

imagem60

Que tal um toque de cor no seu fogão a lenha? 

imagem61

Pouco espaço? Não tem problema!!

imagem62

Estruturas e tubulações aparentes, muita madeira e cobre, casam perfeitamente com estas decorações!

imagem81

Tons amadeirados para uma cozinha rústica. O piso, é um charme à parte!

6e303ddffd16affccf976095e48527fa

Seja qual fora opção escolhida para sua cozinha ou varanda gourmet, aposto que vai preparar pratos de encher os olhos, e claro, a barriga!

Gostaram? Espero que sim!!

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: