Temperando idéias: iluminação para cozinhas! - Brandani Decore
;

20-10-2017

Temperando idéias: iluminação para cozinhas!

Temperando idéias: iluminação para cozinhas!

A iluminação é fundamental na decoração de qualquer espaço da casa, e influencia muito no bem-estar e nas tarefas do dia-a-dia!! Não podia ser diferente na cozinha, né? Um ambiente que precisa estar sempre organizado, limpo, acessível, sobretudo, bem iluminado, e imprescindivelmente bonito!! Afinal, é lá que acontecem tantas trocas maravilhosas em família, onde preparamos os alimentos, partilhando amor e carinho!!

Falar sobre iluminação de cozinhas/copas – e até áreas gourmet – é referir-se à iluminação que deve ter uma das zonas de reunião mais importantes de uma casa. A qualidade e personalidade deste ambiente pode ser afetada por uma má ou boa iluminação.

Vem dar uma espiadinha nas nossas dicas para encher de vida sua cozinha? 😉

Cozinha-planta-medidas

Antes de mais nada, analise o layout do mobiliário, e a localização de aberturas como portas e janelas, pé direito e tipo de forro (gesso, laje, madeira, inclinado ou reto).

20170410cozinha-americana-sala-interligada-4

Estas informações vão indicar o tipo ou composição de iluminação mais adequado ao seu ambiente!!

Primeiro, vamos compreender os diferentes focos e funções para a iluminação do ambiente. São três tipos principais de iluminação que devem ser considerados:White kitchen-dining room with black accents

Iluminação geral: considerada a luz principal do cômodo e, a iluminação geral costuma ser feita através de uma luminária posta no centro do teto. Esta luz deve ser confortável aos olhos e, ao mesmo tempo, clara o suficiente para termos visão do espaço.

Lowes-Kitchen-Lighting-Designs-Ideas

Iluminação pontual: luz aplicada em um canto específico, muitas vezes com a intenção de dar maior claridade ao espaço escolhido. Pode ser feita por meio de spots postos dentro ou abaixo de armários, facilitando a visão de produtos colocados dentro do móvel ou mesmo da pia que fica abaixo do armário aéreo.

Set table and modern chairs below designer pendant lamp; island counter below extractor hood

Iluminação decorativa: estas luzes não costumam interferir na claridade e visão do cômodo, sendo meramente colocadas com a função de dar destaque à uma peça ou um espaço, mas de forma discreta e suave.

iluminacao-cozinha-01 (1)

É importante lembrar que usar apenas  iluminação central pode gerar sombras sobre as superfícies de trabalho. Uma maneira de corrigir isso é usando iluminações localizadas nas zonas de atividade.

Island counter with black, glossy worksurface in open-plan designer fitted kitchen with white fronts

Nas superfícies de trabalho o ideal é iluminar dirigindo a luz diretamente para baixo. Uso pode ser conseguido com spots no teto no alinhamento da bancada com lâmpadas fluorescentes compactas amarelas, com o facho perpendicular a bancada.

cozinha-integrada-e-espaco-para-receber-05

Outra opção é o uso de iluminação sob os próprios armários, direcionadas às bancadas.

58407bccb1e49.image

Isso minimiza a área de sombra para quem usará a bancada.

iluminacao-cozinha-02

Nessa cozinha, por exemplo, foi usado um trilho com spots com lâmpadas PAR 20 para a iluminação do balcão de refeições e uma outra com o facho direto sobre a pia.

iluminacao-cozinha-03

Além de spots sobre a bancada de trabalho, você pode usar luminárias com tubos leds.

iluminacao-cozinha-04

Nas áreas de refeições, uma luminária pendente pode oferecer a luz necessária. Lembrando que essas devem ficar a uma distância de 55_60 cm da mesa.Modern dining area and island counter with bar stools in open-plan kitchen with exposed brickwork

Luz natural em abundância é sempre a melhor opção. Mesmo assim, para a noite, a cozinha necessita de iluminação nos armários, mesa e/ou bancada de refeições!

cozinha-29

Janelas e telhas de vidro e outros materiais transparentes são grandes aliados.

cozinha-35 (1)

Para a bancada da cuba principalmente, é importantíssimo ter uma boa iluminação, tanto natural com boas aberturas de janelas…

fff9d-bancadacozinha2

E claro a artificial para o uso noturno.

cozinha-05 (1)

O uso de spots embutidos no próprio armário superior é imprescindível para não causar sombras quando esta área for usada no período noturno.

guia-iluminacao-46-areas-claras-funcionais-051

Quanto ao pendente sobre mesa de jantar, respeite a distância entre 0,90 e 1 m do tampo. Ao escolher a maioria das luminárias, convém optar por modelos com tampas ou cúpulas removíveis, que facilitam a remoção da gordura.

guia-iluminacao-46-areas-claras-funcionais-03

Outro elemento importante é cor de acabamento, tanto para as paredes quanto para o mobiliário.

Denise-Barretto-Casacor-Espaco-dos-convidados-3

Muitos livros e sites específicos de iluminação ainda batem na mesma tecla da luz branca para a cozinha. Mas considero que a luz amarela sempre será a mais confortável.

decoracao-cozinha-masculina-layout-aberto-studio-lab.jpg-1

A luz amarela é a que mais se aproxima da luz solar, ou seja, a temperatura de cor real. Assim, os alimentos também não perdem a cor natural, não será um verde do brócolis meio pálido e nem um molho vermelho confundido com molho pardo.

cozinhas-pequenas-vermelha-como-decorar-cozinha-americana2

Como iluminação geral dê preferência sempre para as lâmpadas fluorescentes compactas ou tubulares com 2700k, pois estas contém uma vida útil maior, favorecendo o mínimo de manutenção

cozinha-27

Neste projeto contempla luz natural com uma abertura zenital e diversos pontos de luz distribuindo uma luz mais homogênea.

cozinha-25

Iluminar a bancada com a barra e fios enrolados com lâmpadas incandescentes de diversas formas criou uma atmosfera muito arrojada e interessante. Além de ser uma ótima solução para quem tem o teto com laje e as dificuldades de distribuir os pontos de luz.

cozinha-12

Outra opção para quem encontra dificuldade de inserir iluminação no teto, este projeto acima não há nenhuma luminária no teto. Apenas arandelas mais rústicas e luminária de leitura direcionável na bancada.

cozinha-06 (1)

Neste outro projeto o pé-direito é alto e a solução foi realizada com arandelas articuláveis. 

cozinha-02 (1)

Outro projeto onde provávelmente o forro não permitia distribuir/estruturar pontos de luz. Portanto a solução foi encontrada trabalhar com uma variedade de pendentes (o que deixou o ambiente super harmonioso e cheio de personalidade).

cozinha-38 (2)

Iluminação indireta aplicada à um forro com madeira e pendentes estilo industrial/vintage criarando este ambiente lindo, com uma atmosfera cênica!!

cozinha-15 (1)

As arandelas deram o ar da graça neste projeto, de forma simétrica e funcional, direcionando na bancada e prateleiras das louças 😉

d12c540b0b58bdc944aa27cc171925f5

Mescla perfeita entre iluminação natural e artificial 😍

77867059df3a9efece451a0d5098e73a

Iluminação zenital

ac1d4d9f5a188cc28d6ea6b1ae4ef003--big-kitchen-kitchen-modern

Utilize iluminação bem quente nas ilhas e onde se fazem as refeições, visto que geralmente passa-se muito tempo nas mesmas.

cozinha-03

 

Iluminação funcional e direcional na área com forro de gesso, iluminação cênica com as arandelas lavando de luz a parede de tijolo aparente e uma brilhante luz natural com o teto de vidro. Pra se apaixonar, não?

cozinha-28

Brinque com cores e formatos de luminárias, criando uma iluminação de cozinha única e personalizada. Para cozinhas mais clássicas, abuse de alumínio e aço nas escolhas.

pb_elle_malinpersson_0375

Para algo mais rústico, que tal escolher luminárias em madeira ou com detalhes em fibras naturais, como rattan e bambu?

5 - Fatima Brandani - 002

Pendentes e arandelas são ótimas opções também para destacar detalhes do ambiente, como este lindo pimenteiro sobre a bancada!! Projeto lindo realizado pelo nosso escritório, com muito carinho ♥

cozinha-com-iluminacao-em-sanca-1042397 (1)

O importante é deixar todo o ambiente agradável aos olhos e cheio de estilo.

Gostaram? Deixem seus comentários e dicas pra gente!!

Um ótimo fim de semana :)

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: