25-09-2020
PEQUENO NO TAMANHO, EXUBERANTE NA BELEZA!!

A pandemia do Coronavírus que ainda estamos enfrentando, e ansiosos para que em breve seja apenas uma lembrança, é uma das coisas que nos faz valorizar ainda mais a qualidade dos nossos espaços de morar. Seja apartamento, quitinete, loft, casa térrea ou assobradada… Todo lar pode ter seu charme e trazer muitos momentos de paz e aconchego.
Porém, apesar de tantas opções para chamarmos de lar doce lar, algumas pessoas não abrem mão do tão amado “quintal de casa” – não importa o tamanho dele, grande ou pequeno, ou onde ele fica, se no jardim ou no terraço. Se você é daqueles que sonha com horas preguiçosas, tardes relaxantes, reuniões de família, os bichanos e as crianças correndo e se divertindo, então fica ligadinho(a) nas dicas do dia!!
Mas a realidade é que na hora de decorar o quintal da casa, muitas pessoas se sentem perdidas. O espaço acaba abandonado, sub aproveitado ou mal planejado, e o sonho da casa com quintal vira uma enorme frustração !
Podem ficar tranquilos que para reformar ou decorar o seu quintal dos sonhos, não tem nenhum bicho de sete cabeças ou fórmula secreta!! Esse seu cantinho pode ficar lindo e aconchegante o ano inteiro e sem dor de cabeça!
Primeiramente, evite os gramados enormes!! Gramados são lindos. Porém eles condizem com grandes espaços, como praças, parques…
A grama sofre muito com as variações do tempo, e você e sua casa também. É água que empoça e impede o uso e lama mesmo depois que a chuva cessa. Mas isso não quer dizer, em hipótese alguma, que você deva eliminar a grama! Apenas reduzi-la a áreas menores, que não fiquem tão próximas à casa e nem à passagem.
No restante do espaço, escolha um piso drenante, que favorece o retorno da água da chuva ao solo. Além de ajudar o meio ambiente, também deixa os acessos à casa sempre sequinhos e sem risco de escorregões.
Instalar pisos intertravados, por exemplo, no seu quintal, na área externa ou no jardim é prático, sustentável, bonito, dispensa o uso de ralos e só traz benefícios. Além dos já citados, graças à textura porosa, são ótimos para dar mais conforto térmico ao ambiente, pois não retêm calor. Ideal para áreas abertas e com grande intensidade de sol
A grama sintética é uma grande aliada para quem quer ter praticidade na hora de higienizar o seu quintal, além disso, ela deixa os ambientes ainda mais bonitos e iluminados, ideais para quem tem cães ou crianças em casa.
O que não pode faltar? Plantas!!
Plantas são obrigatórias no quintal! São elas que trazem aconchego e ajudam no relaxamento. Além de procurar plantas adequadas à região e insolação do seu quintal, invista também em um paisagismo com belas folhagens. Isso garante que elas fiquem lindas mesmo quando não for época da flor.
Aproveite os muros para fazer um jardim vertical e as pérgolas para inserir trepadeiras 😉
Misturar folhagens com texturas e cores diferentes (amarelas e vermelhas, por exemplo) também é uma boa pedida 😉
Outro item indispensável é prever uma área coberta para o quintal. Ela protege do sol e calor extremos nos dias quentes e abriga da chuva nos dias cinzento. Assim você poderá aproveitar o seu quintal com muito conforto, faça chuva ou faça sol 😉
Para a cobertura, aposte em um pergolado, bem bucólico, ou crie uma estrutura com teto de vidro e persianas retráteis, que não tire a sensação de estar do lado de fora.
Faltou grana ou espaço? Não se preocupe: ombrelone ou o bom e velho toldo já resolvem o seu problema!
Nesta área coberta, é possível instalar uma pequena cozinha ou churrasqueira (pode até ser uma bancada com churrasqueira elétrica), ou você pode criar um cantinho de refeições, por exemplo. Perfeito para reunir a família nos finais de semana ou tomar um vinho à noite com os amigos.
Crie um espaço com sofás e/ou espreguiçadeiras para relaxar, ler um livro ou bater um papo descontraído.
Materiais, mobiliário e tecidos próprios. É muito importante pensar e entender a composição dos itens para a área externa.
Afinal, tudo que ficar ali exposto sofrerá muito com a ação das intempéries, como sol, chuva, vento, mormaço. Esses elementos são suficientes para desgastar os materiais nas áreas externas. Por isso é importante escolher com muito carinho e cuidado peças que já foram criadas para esse espaço 😀
Materiais sintéticos, com proteção UVA e UVB, impermeáveis e que não absorvam o calor são fundamentais se você busca durabilidade e baixa manutenção 😉
Mesmo tendo todo este cuidado na escolha destes itens, que sejam específicos para áreas externas, duráveis e de baixa manutenção, você ainda precisará cuidar dos revestimentos, paisagismo e mobiliário do seu quintal com regularidade.
Para os revestimentos, é possível informar-se sobre as especificidades do mesmo na hora da compra. Mas, em regra, uma limpeza semanal e uma mensal com lavadora de alta pressão serão necessárias e suficientes.
O piso ideal nesses casos é o cimento ou cerâmica, mas para inovar você também pode adicionar pedrinhas… Amei a ideia!
Falamos como as plantas são indispensáveis para um ambiente reconfortante, certo? Mas claro, elas são seres vivos, e precisam de cuidados para se manterem bonitas e saudáveis!! Precisamos lembrar que cada planta tem um metabolismo, um ciclo de crescimento e nutrição próprios. E é necessário cuidar, podar ou adubá-las uma vez por mês para mantê-lo sempre exuberante!
Reserve um dia do seu final de semana para isso. pode virar até um hobbie ou uma atividade para fazer com as crianças.
E se você não é fã de jardinagem ou não tem tempo pra isso, tudo bem! Contrate o serviço de um jardineiro que pode cobrar por dia ou por mês. Vale a pena!
Cultive uma horta em vasos com ervas e temperos
Quer inserir elementos naturais, como a madeira? Acho elegantíssimo e dá ainda mais personalidade ao seu projeto. Porém, atenção: o tipo da madeira, se ela está no piso, parede ou mobiliário também vai influenciar muito em de quanto em quanto tempo você precisará fazer sua manutenção, mas conte que a cada 6 a 12 meses será necessário fazer uma limpeza profunda (com lavadora de alta pressão ou lixa) e renovar a camada de protetor de madeira ou verniz dela.
As fibras naturais como bambu, rattan, madeira e cordas se revezam criando uma estética descontraída e acolhedora.
Quer transformar o seu quintal, mas no momento não pode gastar muito com essa mudança? Uma boa dica é usar materiais recicláveis, como caixotes e o pallet, por exemplo.
Insira bancos ou cadeiras próximas às paredes, pois ela servirá de encosto para quem sentar e para deixar ainda mais confortável você pode adicionar almofadas sobre o assento.
A rede também confere charme ao ambiente e o piso amadeirado proporciona um ar mais rústico!
Aproveite todos os cantinhos…
Começando com o sonho de muitas pessoas, ter uma piscina ou spa em casa! É possível sim ter um quintal pequeno com piscina, basta você adaptar de acordo com o espaço que você dispõe.
Esse espaço também pode ser destinado a um chuveirão e um espacinho para tomar banho de sol.
Se o quintal tiver espaço suficiente para criar uma outra edificação, você pode ser um pouquinho mais ousado… Crie um SPA minimalista no meio do jardim. A estrutura espelhada do cubo reflete a paisagem, deixando o cômodo camuflado. ♥ Se você sempre sonhou em ter um spa particular, talvez essa seja a sua chance ♥
E o que dizer dessa iluminação tão aconchegante? Apaixonada!
Viram como é possível transformar o seu quintal no espaço que você sempre sonhou? Basta abusar da criatividade e saber encaixar os elementos certos! Então chega de procrastinar, e mãos à obra?!
Gostaram? espero que sim. Beijinhos!!
Deixe seu comentário: