Estreitas sim!! Apertadas nunca!! - Brandani Decore
;

04-11-2016

Estreitas sim!! Apertadas nunca!!

Estreitas sim!! Apertadas nunca!!

Podemos dizer que o espaço urbano tem sido bem disputado e escasso nos últimos tempos, principalmente em cidade super populosas… Mas a nossa tão amada Arquitetura á capaz de driblar esses pequenos detalhes :) Pensou em terreno “apertado” para construir? Não tem problema!! Um bom projeto vai transformar a falta de espaço em uma verdadeira obra prima!! Pra provar que não é só uma teoria (rs) separamos algumas fachadas de residencias super estreitas, porém incríveis ♥♥ pra vocês se inspirarem e pirarem!! Tem pra todos os gostos, bolsos, e estilos!! 😉9-casa-pequena-singapura

Este tipo de residências super “espremidas” são muito comuns no Japão!!

09-casa-1-8-metros-largura

Com regiões super-populosas e disputa acirrada por cada metro quadrado, tem soluções de moradia compacta e que se inserem em qualquer tipo de terreno. Esta casa tem precisamente 1,8m de largura, é um exemplo de casa super compacta. A casa reflete o minimalismo característico da arquitetura japonesa e a preocupação com o impacto social de suas construções.

1-casa-pequena-fachada-toronto-2

Na maioria dos casos não é possível ter aberturas nas laterias da edificações, por isso é essencial aproveitar o máximo de luz na fachada frontal.

imagem-23-6

Os lotes estreitos nem sempre são sinônimo de pequenos, muitas vezes o que se perde em largura ganha-se no comprimento do terreno.

imagem-1816

Aproveitam a iluminação natural com amplas janelas e pé direito duplos. A circulação deve ser muito bem pensada para não atrapalhar o dia a dia dos moradores, mas é certo que o uso de escadas possa inibir clientes com mais idade, por exemplo.

nchouse-01

Sem recuos, essa casa térrea valoriza o pé direito com o forro de gesso acompanhando o caimento do telhado, sendo bastante econômico na quantidade de elementos e na simplicidade dos materiais e ainda assim dando à pequena casa identidade e um ar bastante elegante ♥♥

22174e10d498cffe7a470b9a4dc87443

Para um resultado minimalista, aposte em uma pintura tradicional e volumes simples!

casas-bem-estreitas-02-e1443732707598

Se preferir uma fachada mais contemporânea brinque com volumes e texturas!! Abuse do concreto armado!

imagem-43-7

Se joga na volumetria!

imagem-2119

Se for moderno, ouse em materiais requintados como madeira e/ou vidro.

imagem-52-7

Diante da pouca área disponível, as construções se valem da verticalidade, além de aberturas frontais e elementos vazados em busca de luz e ventilação!

imagem-55-7

Muitas vezes o estilo minimalista celebra a arquitetura das edificações históricas do entorno optando pela neutralidade!imagem-40-7

Neutralidade esta, adquirida na escolha de cores, materiais e formas!

behance

Se a intenção for justamente contrária, propostas inusitadas para aberturas e elementos de sombreamento são bem vindos! Afinal, não é fácil se destacar quando se está tão próximo às edificações vizinhas. Valorizar formas e dar ênfase nos limites das construções ajuda a garantir um bom resultado.

imagem-3815

A composição com vidro é muito comum para ampliar, iluminar e integrar os espaços!! E a iluminação deixa mais incrível ainda o ambiente!!!

imagem-4615

As construções com pouca largura tendem a crescer em número de pavimentos para acomodar o programa, isso faz com que elas tenham uma volumetria mais esbelta.

imagem-4015

Seja dois…

imagem-4119

Três ou mais pavimentos!! ♥

imagem-3515

O uso do vidro garante leveza a esta fachada com revestimento e pintura escuras!!

imagem-3217

Concreto armado fica incrível em qualquer composição! Não há como não amar!!

imagem-2217

Concreto branco e madeira escura!! Aos fundos, área de lazer e jardim em níveis diferentes!

imagem-2815

O uso do vidro é muito importante para estas edificações.. Por isso muitos elementos são usados para “brincar” com a luz e sombra permitindo privacidade!!imagem12

Completamente encantada!! A residência se abre toda para o jardim…e mesmo sendo quase toda composta por vidro, as cortinas permitem privacidade!!imagem-2315

Os brises de madeira também fazem muito bem essa função!!

imagem-290imagem-1415

Painéis metálicos deslizantes e cortinas brincam com o revela desvela dando leveza tanto na fachada quanto nos fundos da casa!!imagem-1715

Ao invés das cortinas, guarda corpo, brises ou mesmo painéis, que tal uma plotagem divertida? Esta que imita uma árvore ficou um charme só!!

imagem-1615

Clima tropical e alegre!! O mesmo revestimento da parede se aplica na janela formando um elemento único quando fechada!! No pavimento inferior o vidro permite a entrada de luz e integração com o pátio externo.

imagem-1516

Madeira escura e clara!!

imagem-1119

Os detalhes em madeira aquecem e enriquecem a estreita edificação!

imagem1

Uma caixa metálica, uma grande janela em L, e uma iluminação que valoriza o material e sua forma!!

i141226

A escolha e combinação dos materiais + um bom projeto pode ter um resultado bem inusitado!! 😉

cd1e123abc1bebcdd729026dba2fa0ab

Quem disse que não dá pra ter uma linda sacada!? :)

2de3a92e3fbe3af7a1c91b492b0b1671

Pátios internos são soluções muito comuns para esse tipo de layout, pois criam áreas de respiro e de convivência que trazem muita luz e ventilação cruzada para o interior das edificações.

9591c51c03302352f4df82592e52abdf

Apesar do estilo contemporâneo e/ou moderno, a simbologia da casinha com telhado de duas águas, tão conhecido por nós está sempre presente!!

archdaily-21-435x650

Aqui o destaque fica por conta da ilusão!! Dentre tantos detalhes interessantes, A pintura do retângulo branco no paredão de conreto dá a sensação de muro mais baixo. Quando se está no pátio, a impressão que se tem é de que o muro é o mesmo em ambos os lados :) Bacana, não?

brasilarquitetura-434x650

Com um resultado quase minimalista, foram usadas algumas estratégias neste sobrado para criar os volumes!! O trabalho de superfícies opacas e transparentes, e a cor vermelha na escada, tornando um elemento de destaque criam dinamismo na composição.

casa-abril-2

Fachada toda resolvida com painéis do tipo camarão! É possível criar inúmeras combinações com o abre e fecha dos painéis do térreo e do segundo pavimento. A madeira, o concreto e o verde parecem ter sido propositalmente pincelados de forma muito equilibrada nessa imagem.

imagem-4715

Com ares de casa de campo ♥

37e5b08430574cce1869c366eeddbcc6

Simplicidade e muito charme 😉

piscina_via-architizer

Luz, ventilação, boa circulação e porque não lazer ??!! Dá pra ter TUDO isso!!

em-terreno-estreito

Quintal amplo!!

fachada_de_casa_pequena_moderna

A arquitetura inteligente aproveita cada centímetro do projeto!!

imagem-815

Varanda em balanço!!

archdaily-3-434x650

O lote estreito pode trazer a sensação de claustrofobia que muitos têm ao ver as fachadas mais estritas!! Porém com soluções de projeto que compensam a falta de largura essa sensação desaparece por completo! Ainda mais quando é visto o resultando de um ambiente interno como este ?? ♥

ross_street_residence-01

Aquela área de lazer dos sonhos?! Claro que é possível!!

imagem-4515

Com direito à piscina, churrasqueira, jardim!! ♡

fachado-de-apartamento-pequeno-em-londres

Essa fachada simples esconde uma verdadeira riqueza arquitetônica!!

iluminacao-de-apartamento

Dá pra acreditar que é possível ter uma banheira, closet, uma cozinha bem planejada, estar, jantar, e ainda um pátio MA RA VI LHO SO pra chamar de seu em apenas 2.30m? planta-de-aparatemento-pequeno

Esquema do interior da edificação!! Estou encantada!

09dae02fab57e1f7db69e090465a4ee2

Tons claros: sempre trazendo luminosidade e ampliando os ambientes!!

pinterest

Como há pouco espaço construtivo, crie jardins verticais, abuse de concregrama, paredes verdes, vasos de vários tamanhos, teto verde… e qualquer elemento que lhe for mais viável para ter seu jardim dos sonhos e deixar o ambiente mais bonito e confortável!!

91c2704d16a77fcd4e95bc9a0b459a5a

O verde predomina!!

imagem-715

Teto verde!!

imagem-2915

A fachada ganha total privacidade, além de maior conforto térmico graças à aplicação do jardim vertical!!

casa-vogue-444x650

Uma ótima opção também para compor o jardim de casa!!

imagem-490

Portas abertas para o jardim!!

imagem-3015

Paisagismo que predomina e encanta!!

estreita2-52635889365333578_ko39but0_c-1

Agora você já sabe que pouco espaço não é problema!! O importante é adaptar o programa de necessidades dos moradores às condições do terreno!! 😉

Gostaram? Espero que sim :)

Beijinhos!!

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: