Decoração sustentável para se apaixonar!! - Brandani Decore
;

16-09-2016

Decoração sustentável para se apaixonar!!

Decoração sustentável para se apaixonar!!

A Madeira de demolição nada mais é do que aqueles pedaços de móveis e construções antigas que ainda permanecem com resquícios de pintura, pregos e riscos. Provém de peças que passam por um processo de recuperação da madeira, da sua forma original, para fins de posterior utilização. Você pode até estar achando estranho, mas o aspecto acabado e desgastado deste material é o que a torna tão diferente, atrativo e especial.

É popular por muitas razões, como aparência original, sua contribuição com a sustentabilidade, história, origens e características físicas, tais como força, estabilidade e durabilidade.  Resumindo, o aumento da utilização da madeira de demolição está atribuída à melhor qualidade que este material oferece, sendo o complemento perfeito para compor detalhes arquitetônicos, armários, móveis e pisos.

Ficou curioso para ver as inspirações do dia? Dá só uma espiadinha 😉

imagem-450

O material fica bem em qualquer ambiente… Olha este dormitório, que encanto ♡: o piso também recebeu pintura branca e a suavidade tomou conta do ambiente!!

32-1024x698

Simples e aconchegante! A madeira e a iluminação natural deste ambiente encantam!!

reclaimed-wood-home-decor-ideas-1

Existem muitas opções de mobiliário reutilizado! Estes oferecem uma oportunidade única de possuir um pedaço da história e também de algo que é totalmente individual.

movel-madeira-de-demolicao-010

Troncos também são uma ótima opção para compor e dar personalidade ao ambiente!

decoracao-com-madeira-de-demolicao-00

Por se tratar de um estilo mais rústico, muitas pessoas acham que a decoração com madeira de demolição não necessita de cuidados! E acontece justamente o contrário!!! A manutenção preventiva é essencial para evitar que o móvel se estrague e seja um foco de possíveis pragas, como os cupins. É importante que a madeira não fique exposta à luz do sol e artificiais, além da limpeza que deve ser feita sempre com pano liso e não úmido.

a-1465411779158_v2_1920x1280

Armários e adega recebem madeira de demolição de diferentes qualidades. O revestimento da churrasqueira deu um toque essencial para a atmosfera do ambiente!

ad3_1432914786

A prancha de madeira suspensa faz as vezes do aparador!

imagem-2512

♡♡♡

imagem6

Redonda ou quadrada, ambas são extremamente charmosas 😉 !!

imagem-2012

Pode ser usada na sua forma bruta e rústica <3

imagem-2612

Os móveis e itens decorativos mais bonitos feitos em madeira de demolição vêm de materiais de corte de vigas que ainda têm a ponta de quando a mesma foi serrada ou talhada há um século atrás. Porém, os móveis feitos a partir da linha original da madeira são tão lindos quanto, pois podem ter um pouco de curva e até mesmo alguns elementos da ponta natural. Seja qual for a opção escolhida, cada madeira possui suas próprias características naturais, que torna cada móvel uma verdadeira obra-prima.

imagem-2312

No corredor ou hall íntimo, a madeira aquece e enriquece o espaço 😉

imagem-2812

O lavabo ficou incrível!! ♥♥♥

de3

Sem dúvida alguma, a decoração com madeira de demolição é charmosa e tem o poder de deixar qualquer ambiente mais aconchegante.

imagem-150

A parede da sala de estar com direito a pé direito duplo ganhou revestimento em madeira esculpido. A iluminação pontual destaca ainda mais os detalhes e a decór é composta toda em tons neutros!

imagem-912

A decoração com madeira de demolição não precisa apenas ser rústica…

imagem-4611

O material, quando bem utilizado, é versátil e, por vezes, cria ambientes diferentes e sustentáveis.

imagem-2712

As vigas e pilares desta casa são todas aparentes, em madeira de demolição !!

decoracao-madeira-de-demolicao-dicas

Ao invés do tradicional gesso, porque não rebaixo em madeira para embutir a iluminação?

imagem-260

Esta suíte ganhou ares rústicos com a aplicação da madeira de demolição na cabeceira da cama e a composição das paredes em tijolinhos!

imagem-612

Essa suíte é praticamente um sonho ♥♡ Lindo, exclusivo e luxuoso!

imagem-1512

♥ Para o quarto das crianças ♥

madeira-de-demolicao-em-quatro-versoes-04

A escada e o piso, ambos revestidos, dão a sensação de continuidade e amplitude!! 

imagem-2412

Pode estar presente em portas, painéis, móveis, pisos, teto, entre outros… A criatividade não impede limites!! 😉

119

Defina o seu estilo e aproveite tudo que este material pode oferecer!

imagem1

A iluminação ganhou um toque especial quando aplicadas a peças em madeira ♥♥♥

4-cj698decoxico_211

Para quem quer integrar a madeira, mas não quer deixar de lado a contemporaneidade, uma dica é mesclar os dois estilos com harmonia para gerar um apelo visual diferenciado e bonito.imagem2

Aplicar molduras em espelhos é uma ótima opção de decoração, que permite belíssimas composições :)

28-03-06

Estes materiais antigos são de uma qualidade inigualável pois a madeira endurece com a idade e se torna um material que é completamente contrário dos produtos que são corados, crescidos ou trabalhados de hoje.

imagem-1812

A decoração com madeira de demolição também é ótima opção para as áreas externas da casa, porém, deve-se ter um cuidado especial para que os objetos não sofram com a incidência de raios solares, pois pode danificar a peça. Uma opção é sempre proteger os móveis com verniz 😉

61d988bb7c102f09f54d7b4de9da9909

Uma copinha super charmosa para as refeições :)

155

As cadeiras de designer, e o coloridos nos eletros e marcenaria, dão um ar jovial e alegre ao ambiente!

imagem-1213

 

Todos estes materiais reciclados são recuperados, evitando assim a necessidade de cortar mais árvores.

imagem-2116

O piso é revestido com tábuas de larguras variadas, e as paredes são revestidas com ripas do mesmo material para embutir a parte elétrica do ambiente.

imagem-3711

Simplesmente apaixonada!!

marthastewart-scandikitch

É uma alternativa para quem se preocupa com o meio ambiente. Muitas madeiras provenientes do processo de demolição são nobres, algumas já estão extintas ou mesmo com a extração natural proibida por lei. Essas madeiras só podem ser reutilizadas de construções antigas e esta é a importância delas para o meio ambiente, também costumam ser muito resistentes como o Ipê, a Peroba Rosa, a Aroeira Branca, o Angico, o Jacarandá e o Carvalho.

imagem-4811

Madeira de demolição na base da bancada para cozinha.. Lindoo!!

decoracao-madeira-12

Detalhes que fazem toda a diferença ♥ ar condicionado e coifa embutidos!!!!

decoracao-madeira-7

Também existem muitos revestimentos que imitam a madeira de demolição e seus derivados, podendo aplicar em qualquer ambiente, assim como fachadas, áreas muito expostas ao sol ou umidade!

imagem-1912

Madeira e cimento queimado! Sofisticação e simplicidade

imagem-441

Toda esculpida em madeira, essa bancada possui nicho para toalhas e acessórios !

b9387d210d7c2ae8ef9cfe158e272684

A bancada de madeira bruta ficou linda aliáda à sofisticação das louças na cor preta e acabamento fosco com metais dourados!!

madeira-de-demolicao-em-quatro-versoes-02

Para o banho, cimento queimado e madeira de demolição !

5

Requinte do revestimento em mármore aliado ao tom rústico nas paredes e piso na sala de banho!!

porta-pivotante-19

O principal diferencial da decoração com madeira de demolição é a sustentabilidade, já que as matérias-primas são reutilizadas para outros fins. Sem falar, logicamente, na robustez, resistência e durabilidade assegurada pelos diversos tipos de madeira que são aplicadas das mais diferentes formas.

alinee

Um requinte só!! 😀

bancadas-de-madeira-na-cozinha6

Uma desvantagem, se assim podemos chamar, para o uso deste material é seu alto custo, devido a crescente demanda por esse material e consequentemente sua escassez no mercado. Porém temos duas possibilidades para quem realmente ama o efeito e elegância da madeira nos ambientes 😉 Uma alternativa interessante seria o tratamento e envelhecimento artificial – através de banhos químicos, “apodrecimento” da madeira e exposições ao tempo controladas, em curto espaço de tempo tem-se uma madeira bruta com os mesmos aspectos da madeira de demolição tradicional, que demorou anos para adquirir seu aspecto característico. – e os porcelanatos, que inclusive são ótimas opções para áreas molhadas 😀

Apaixonaram-se também ?! Espero que sim!!

Beijinhos :)

 

Aline Reis

Por:

Aline Reis

Deixe seu comentário: